Transmissão de microondas

 

Slide12Acima de 100 MHz, as ondas viajam em linhas retas e podem ser estreitamente focadas através do alinhamento do transmissor e receptor.  Concentrando toda energia em um pequeno receptor, através de uma antena parabólica (do tipo daquelas de TV por satélite), resulta em uma relação sinal/ruído maior, mas as antenas de transmissão e recepção devem estar perfeitamente alinhadas.

Por outro lado, devido a esta característica de visada direta, pode-se ter múltiplos transmissores  colocados em uma linha lateral, alinhados com seus receptores, sem que haja interferências.

Antes do surgimento das fibras óticas, os sistemas de transporte de sinal por microondas (MCIs – Microwave Communications Inc.) eram o coração das telecomunicações.

Como as microondas caminham em linha reta, as torres podem ser dispostas a longas distâncias. Considerando-se que possa haver objetos no caminho, sempre há a necessidade de repetidores. Em geral, a distância entre repetidores é definida pela raiz quadrada da altura da torre. Por exemplo, em torres de 100m de altura os repetidores podem ficar a 80 km de distância.

Ao contrário das ondas de rádio, de baixa freqüência, que passam pelos prédios e os atravessam, as microondas não atravessam bem os objetos pelo caminho. Além disso, mesmo sendo bem direcionadas, as antenas, as microondas sofrem da interferência da divergência atmosférica, isto é, são refratadas pelos níveis mais baixos da atmosfera, retardando sua chegada em relação às ondas diretas gerando diferenças de fase (multipath fading), cancelando o sinal. A solução adotada neste caso é a reserva de certa porção, tipicamente 10%, da utilização do canal quando este fenômeno ocorre. As microondas são dependentes das condições do tempo e da freqüência em que trabalham.

À medida que se incrementa a freqüência, o comprimento da onda diminui. Embora a tecnologia possa transmitir microondas a 10GHz, a partir de 8GHz o comprimento das ondas é de alguns centímetros e absorvíveis pela chuva. A solução é encaminhar os sinais por caminhos alternativos.

Muito baratas, se comparadas com as fibras óticas e os cabos metálicos, as microondas são amplamente utilizadas, tendo sua banda dividida por áreas de aplicação, sendo utilizadas para telefonia, redes de dados, com bandas para indústrias, científicas e médicas.

 

Deixe uma resposta