Quais são os passos para se implementar uma rede Intranet?

O primeiro passo na implementação de uma rede Intranet é dispor da infraestrutura de rede de computador compatível. Os demais passos são:

  • Definir a missão da Intranet na empresa;
  • Criar uma estratégia para o envolvimento do pessoal;
  • Selecionar os padrões de software para a rede;
  • Adotar um processo para avaliação contínua das tecnologias disponíveis;
  • Definir o treinamento do pessoal;
  • Desenvolver uma estratégia ampla, porém iniciar com uma aplicação pequena;
  • Implantar soluções que funcionem; e
  • Criar métricas para avaliar o projeto. Com a grande expansão da Internet os usuários e executivos das empresas já estão familiarizados com os benefícios da tecnologia, o que torna mais fácil a implementação de uma Intranet.

Porém, não subestime o esforço.

Uma rede Intranet pode ser implementada numa rede de computadores multiprotocolar (com vários protocolos de comunicação) e com plataformas de hardware e software heterogêneas. A solução ideal é o uso do protocolo TCP/IP para se ter uma plataforma de software de transporte da informação nativa sem a utilização de gateways para converter a forma de comunicação das plataformas proprietárias.

Evite implantar uma Intranet por questões de modismo. Defina uma missão clara de implementação e compartilhe a visão entre as áreas de negócios da empresa que possam auxiliar na divulgação e expansão da rede. Esse é um passo importante para se conseguir o envolvimento do pessoal, principalmente das áreas usuárias já que serão eles os provedores de informações úteis para ampliar e tornar atrativa a utilização da Intranet na empresa.

Muitas são as tecnologias disponíveis para as redes Intranet, os principais fornecedores são a Microsoft, IBM entre outros. Defina inicialmente uma plataforma que garanta a interoperacionalidade dos sistemas da forma mais simples possível. Para atingir esse objetivo o mais fácil é adotar a plataforma de um único fornecedor. Entretanto, não adote isso como estratégia. Desenvolva um processo de avaliação contínua das tecnologias. Na área da Internet/Intranet novas tecnologias surgem a cada dia e novos fornecedores desconhecidos lançam soluções que são adotadas como padrões por grandes empresas. Observe o caso da empresa americana IPIX que desenvolveu uma tecnologia para a visualização de imagens em 360o graus na Internet, vários sites já a adotaram, incluindo a CNN, New York Times e NASA.

Nunca se descuide do treinamento.

As novas oportunidades que surgem com a Intranet são excitantes. Não implemente todas de uma única vez, controle sua ansiedade. Faça um planejamento a longo prazo e ambicioso. Entretanto, comece com pequenas aplicações, mesmo que isso lhe frustre. Porém, assegure-se que essas aplicações funcionem, para não prejudicar a iniciativa. Crie métricas para avaliar os progressos dos projetos e corrija o rumo se necessário.

Deixe uma resposta