Uso de Redes de Computadores

Slide1

Antes de começarmos o estudo das questões técnicas de redes e transmissão de dados é interessante entender a importância das redes de computadores nas empresas e na vida das pessoas.

Muitas empresas têm um número significativo de computadores. Inicialmente, esses computadores funcionavam isoladamente, mas em um determinado momento, a gerência deve ter decidido conectá-los para poder extrair e correlacionar informações sobre a empresa inteira.

Em termos mais genéricos, a questão aqui é o compartilhamento de recursos com o objetivo de tornar todos os programas, equipamentos e especialmente dados ao alcance de todas as pessoas na rede, independente da localização física do recurso e do usuário.

Porém, mais importante do que compartilhar recursos físicos, como impressoras, scanners e gravadores de CDs, seja compartilhar informações. Toda empresa de grande e médio porte e muitas empresas pequenas têm uma dependência grande de informações on-line.

No lado pessoal, as redes de computadores estão entrando no dia-a-dia das pessoas, principalmente dos jovens. Grandes movimentos sociais foram gerados por aplicações para comunidades ligadas a Internet. Um exemplo, são as aplicações Facebook, Twitter,  Google e outras.

Todos esses movimentos geram transformações nos negócios e no cotidiano das pessoas.

Tópicos do capitulo

Deixe uma resposta