A inovação em uma TI hibrida

Os grandes provedores de tecnologia estão migrando seus softwares para Cloud Computing. A Microsoft, SAP, IBM, Adobe e outras já ofertam suas soluções na nuvem. A SAP anunciou uma nova estrutura organizacional orientada a Cloud Computing. Essa movimentação dos fornecedores para a nuvem obrigará, mais cedo ou mais tarde, as empresas usuárias a se reorganizarem para alinhamento na nova onda tecnológica. Isso significa que no planejamento da TI de médio e longo prazo a plataforma de nuvem deve estar prevista.

Apesar da resistência de algumas empresas ao Cloud Computing e em executar seus sistemas em ambientes externos isso parece ser um caminho sem volta. Se existe esse movimento das empresas, que sempre seguem a voz do cliente, significa que existe o consenso que esse é o novo paradigma da tecnologia e as forças de mercado levarão ao alinhamento de todas as empresas que buscam competitividade.

O ambiente de Cloud Computing é mais seguro e tem a melhor relação custo/benefício para a maioria das empresas pequenas e médias, baseado na minha experiência como consultor. Para as grandes, depende de caso a caso. Uma alternativa para as grandes é implantar a plataforma de Cloud Computing interna, como está fazendo o SERPRO. Isso flexibiliza a adoção no futuro de serviços externos ou prover serviços para clientes baseados na nuvem.

Serviços com funcionalidades padrão para atender processos padrão não geram inovação, apenas garante os mesmos níveis de competitividade para as empresas. Desta forma, é importante que as empresas estabeleçam uma plataforma flexível e integrável com os ERPs para implantar funcionalidades inovadoras para negócios inovadores.

Imagino que a próxima onda de inovação será a criação de uma plataforma hibrida aproveitando as informações geradas pelos ERPs padrão e trabalhando com esses dados para produzir novos serviços baseados na análise das informações, incluindo o Big Data.

As empresas que implementarem novas plataformas de tecnologia combinando o Cloud Computing na modalidade de SaaS (Software as a Service) e PaaS (Platform as a Service) ou IaaS (Infrastructure as a Service) terão vantagem competitiva no curto, médio e longo prazo.

inovacao na ti hibrida

Deixe uma resposta