Simplificando a vida do executivo

Um dos objetivos da tecnologia é o aumento da produtividade das pessoas. Sem dúvida, a tecnologia tem ajudado muito as pessoas a simplificar suas tarefas no dia a dia. A possibilidade de configurar os equipamentos para o seu perfil de uso melhora a produtividade. Entretanto, ainda existe um grande desafio para simplificar a vida dos executivos que utilizam smartphones, tablets e notebooks corporativos. Não é raro ver executivos com dois smartphones e ter dificuldades para acessar algumas redes sociais ou sites na Internet usando seus notebooks corporativos. Além disso, precisam executar rotinas de backup de arquivos e criptografia de arquivos importantes, tirando o foco do seu trabalho. Como simplificar a vida do executivo?

Em primeiro lugar temos que entender que os equipamentos móveis se integraram definitivamente na rotina diária das pessoas. Cada um tem suas preferencias por equipamentos e sistemas operacionais. Se a área de TI definiu o Android como padrão corporativo e o executivo prefere o iOS, certamente ele terá dois equipamentos. Inevitavelmente, em algum momento ele armazenará um arquivo corporativo no seu smartphone ou tablet pessoal e quebrará o sistema de segurança.

Em muitas empresas o backup dos arquivos é de responsabilidade dos executivos, seja em servidores corporativos ou em mídia local. Deixar essa rotina operacional desvia o executivo do seu foco de trabalho, reduzindo sua produtividade.

Sem falar nas horas perdidas dos executivos em manutenções de computadores e de smartphones. Acredito que cada um de nós tenha uma história chata do tempo perdido para consertar ou substituir um equipamento.

Uma solução para esse problema é a virtualização das aplicações, conhecida como VDI, Virtualization Desktop Infrastructure. Na verdade, a tecnologia já evoluiu e não se restringe apenas a desktops, mas para todos os equipamentos móveis.

Uma das restrições de uso dessa tecnologia era a dificuldade de conexão dos equipamentos via Internet móvel. Esse problema está sendo superado com a nova tecnologia 4G e a disponibilidade cada vez maior de WiFi em locais públicos.

A virtualização permite compartilhar de forma inteligente os recursos computacionais dos equipamentos móveis e servidores corporativos ou da nuvem de computadores (Cloud Computing).

Com a virtualização todos os softwares e arquivos ficam armazenados nos servidores. Isso elimina a necessidade de backups, simplifica muito a substituição de equipamentos e atualizações de software. Além de aumentar a produtividade, aumenta significativamente a segurança das informações.

Interessante observar que já utilizamos o VDI com o MS-Office 365 e os aplicativos do Google Drive. Para quem explora as facilidades de trabalho colaborativo conhece as enormes vantagens e ganhos de produtividade.

Permite a introdução do conceito de BYOD, Bring Your Own Device, ou seja, cada executivo pode escolher seu próprio equipamento móvel. Isso reduz os investimentos em aquisições de equipamentos pela empresa e aumenta a produtividade e satisfação no trabalho.

Um dos equívocos nos estudos de viabilidade econômica dos projetos de VDI é não considerar o aumento de produtividade dos executivos, incluindo a redução do tempo perdido em backups, manutenções e substituições de equipamentos. Ainda se for considerado a introdução do conceito de BYOD as vantagens econômicas se ampliam.

Nosso núcleo de pesquisa pode ajudar nos estudos de viabilidade econômica para comprovar as vantagens da virtualização das aplicações móveis.