Simplificando a vida do executivo

Um dos objetivos da tecnologia é o aumento da produtividade das pessoas. Sem dúvida, a tecnologia tem ajudado muito as pessoas a simplificar suas tarefas no dia a dia. A possibilidade de configurar os equipamentos para o seu perfil de uso melhora a produtividade. Entretanto, ainda existe um grande desafio para simplificar a vida dos executivos que utilizam smartphones, tablets e notebooks corporativos. Não é raro ver executivos com dois smartphones e ter dificuldades para acessar algumas redes sociais ou sites na Internet usando seus notebooks corporativos. Além disso, precisam executar rotinas de backup de arquivos e criptografia de arquivos importantes, tirando o foco do seu trabalho. Como simplificar a vida do executivo?

Em primeiro lugar temos que entender que os equipamentos móveis se integraram definitivamente na rotina diária das pessoas. Cada um tem suas preferencias por equipamentos e sistemas operacionais. Se a área de TI definiu o Android como padrão corporativo e o executivo prefere o iOS, certamente ele terá dois equipamentos. Inevitavelmente, em algum momento ele armazenará um arquivo corporativo no seu smartphone ou tablet pessoal e quebrará o sistema de segurança.

Em muitas empresas o backup dos arquivos é de responsabilidade dos executivos, seja em servidores corporativos ou em mídia local. Deixar essa rotina operacional desvia o executivo do seu foco de trabalho, reduzindo sua produtividade.

Sem falar nas horas perdidas dos executivos em manutenções de computadores e de smartphones. Acredito que cada um de nós tenha uma história chata do tempo perdido para consertar ou substituir um equipamento.

Uma solução para esse problema é a virtualização das aplicações, conhecida como VDI, Virtualization Desktop Infrastructure. Na verdade, a tecnologia já evoluiu e não se restringe apenas a desktops, mas para todos os equipamentos móveis.

Uma das restrições de uso dessa tecnologia era a dificuldade de conexão dos equipamentos via Internet móvel. Esse problema está sendo superado com a nova tecnologia 4G e a disponibilidade cada vez maior de WiFi em locais públicos.

A virtualização permite compartilhar de forma inteligente os recursos computacionais dos equipamentos móveis e servidores corporativos ou da nuvem de computadores (Cloud Computing).

Com a virtualização todos os softwares e arquivos ficam armazenados nos servidores. Isso elimina a necessidade de backups, simplifica muito a substituição de equipamentos e atualizações de software. Além de aumentar a produtividade, aumenta significativamente a segurança das informações.

Interessante observar que já utilizamos o VDI com o MS-Office 365 e os aplicativos do Google Drive. Para quem explora as facilidades de trabalho colaborativo conhece as enormes vantagens e ganhos de produtividade.

Permite a introdução do conceito de BYOD, Bring Your Own Device, ou seja, cada executivo pode escolher seu próprio equipamento móvel. Isso reduz os investimentos em aquisições de equipamentos pela empresa e aumenta a produtividade e satisfação no trabalho.

Um dos equívocos nos estudos de viabilidade econômica dos projetos de VDI é não considerar o aumento de produtividade dos executivos, incluindo a redução do tempo perdido em backups, manutenções e substituições de equipamentos. Ainda se for considerado a introdução do conceito de BYOD as vantagens econômicas se ampliam.

Nosso núcleo de pesquisa pode ajudar nos estudos de viabilidade econômica para comprovar as vantagens da virtualização das aplicações móveis.

Deixe uma resposta