Como eu posso contribuir?

Essa é uma pergunta que todas as pessoas deveriam fazer todos os dias a todo o momento. Não apenas no campo profissional, mas também no campo pessoal. Infelizmente, através da história vemos que a maioria das pessoas recebem tarefas a serem feitas, a exemplo dos aprendizes. Talvez, isso esteja ligado às raízes culturais da monarquia, o rei ditava as ordens e os vassalos as cumpriam sem questionar.

Voltando a questão, os trabalhadores do conhecimento como se referia o grande mestre Peter Drucker precisam responder três perguntas para avaliar sua contribuição:

  1. O que a situação exige?
  2. A partir das minhas habilidades e valores como eu posso entregar a melhor contribuição possível?
  3. Quais os resultados que devem ser entregues para fazer a diferença?

Os líderes nível 5, segundo Jim Collins, são fanaticamente obcecados por encontrar e produzir resultados sustentados. Esses líderes inspiram outras pessoas a alcançar e aperfeiçoar seus níveis de competência e contribuição.

Para avaliar sua contribuição faça uma lista daquilo que você poderia fazer para a sua organização e compare com aquilo que realmente você está fazendo. Não espere que alguém peça para você fazer isso, pode ser tarde demais.