Os 3 vetores do planejamento empresarial: sociedade, economia e política

O empreendedor deve estar atento aos movimentos da sociedade, da economia e da política. Esses três vetores são a base para o planejamento empresarial e variam de acordo com a maturidade da sociedade, a robustez da economia e as tendências ideológicas do governo. Entendendo essas influências é possível desenvolver negócios lucrativos.

Não existe ambiente ruim para os empreendedores. Existem oportunidades para novos negócios. O que destaca um empreendedor de sucesso é a sua capacidade de identificar e executar negócios em qualquer ambiente social, econômico ou político.

Os três vetores estão em constante mudança. A cada dia temos uma notícia que pode impactar nosso planejamento. Pode ser um novo comportamento de um grupo de consumidores, a desaceleração da economia na China ou uma nova lei que pode afetar o nosso negócio. Não existe cenário estável. A única certeza que temos é que haverá mudanças.

Mas, se tudo muda, como fazer o planejamento? A melhor maneira é desenvolver cenários considerando os três vetores. O empreendedor deve ter uma visão holística para poder correlacionar fatos e impactos em cada vetor.

Por exemplo, se o partido que venceu uma eleição tem um viés socialista e declara apoio a população de baixa renda, isso deve gerar ações do governo para aumentar a renda das pessoas das classes C e D, gerando oportunidades de negócios para produtos de baixo custo.

Sugiro montar, no mínimo, três cenários para negócios: um ruim, um moderado e outro otimista. Comece pelo ruim, depois o otimista e finalize com o moderado.

Use seu lado pessimista para elaborar o cenário ruim. Por exemplo, imagine que teremos recessão econômica, greves por melhores salários, aumento de tarifas de serviços públicos e aumento da inflação.

Usando seu lado otimista pense no mundo ideal para você fazer negócios. Por exemplo, aumento do crescimento econômico, redução da carga tributária, novos acordos bilaterais econômicos para facilitar as exportações e aumento de renda da população.

Depois pondere os dois cenários e elabore um que você acredita ser o mais viável, o moderado.

Para cada um deles imagine como sua empresa operaria com seus atuais produtos e serviços. Analise os impactos positivos e negativos. Elabore ações para mitigar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. No final, você verá que existem ações que podem ser realizadas nos três cenários. Isso garante que você estará preparado para as mudanças.

Lembre-se inovação, planejamento e execução são essenciais para um empreendedor de sucesso.

Marcações:

Deixe uma resposta