Pagar chamada de voz de celular é coisa do passado

O serviço de chamadas de voz internacional quase que desapareceu com serviços de VoIP (voz sobre IP), como o Skype. O modelo de negócio das chamadas de longa distância nacionais se adaptaram para não perder clientes para o VoIP. Os serviços de telefonia fixa está com seus dias contados sendo, gradualmente, substituídos pelos celulares. Embora, o uso de serviços de mensagens de dados estejam substituindo as chamadas de voz para as pessoas físicas, essa tendência não se aplica ao mundo corporativo. Ainda para se fazer negócios as chamadas de voz são muito importantes. A questão é o custo elevado das chamadas entre operadoras diferentes, mesmo a partir de telefones fixos. Mais uma vez a Internet é a solução.

Com o crescente uso de smartphones é possível fazer chamadas de voz com sua comunidade de amigos usando o Skype, Viper, Facebook Messenger, Google Hangout e outros aplicativos móveis. Para pequenos negócios esses serviços públicos atender uma boa parte das necessidades dos vendedores que possuem uma comunidade de clientes próxima. Entretanto, para empresas de médio e grande porte essas soluções não são viáveis.

Restringir chamadas telefônicas nas empresas é coisa do passado. Reduzir a comunicação entre as pessoas significa reduzir vendas e abrir espaço para a concorrência. A solução é encontrar uma forma de ampliar a comunicação com menores custos.

A solução é a usar a Internet e uma infraestrutura de comunicação integrada, conhecida como unified communications (UC). Plataformas de UC não são novas. O fato novo é que com o aumento da qualidade das comunicações e o aumento das taxas de transmissão da Internet com redução de custos tornou viável o uso de soluções UC.

A Microsoft entendeu esse movimento e tomou duas ações importantes, comprou a Skype e lançou uma plataforma de unified communication para o ambiente corporativo chamada Lync. O interessante do Lync é a integração com o Skype e com o sistema de CRM do Microsoft Dynamics. Uma integração com o SalesForce é possível com conectores de terceiros.

Nessa área a Cisco aparece como líder no Quadrante Mágico do Gartner junto com a Microsoft, Avaya e Siemens. O relatório do Gartner que pode ser acessado no site da Microsoft mostra ainda algumas soluções de nicho que podem ser interessantes no Brasil, como a da ShoreTel.

A solução da ShoreTel utiliza um appliance que conecta seus telefones as linhas troncos de telefonia das concessionárias de telefonia e ao servidor com o software de UC. O appliance permite que os telefones façam e recebam chamadas das concessionárias em caso de falha do servidor. Essa facilidade permite aumentar a disponibilidade do serviço, uma das preocupações quando se utiliza alguma infraestrutura de TI e Internet para telefonia.

Todas as soluções de UC permitem a integração com smartphones, o que significa que você não precisa mais pagar chamadas de celular para fixo e otimizar as chamadas para clientes com aplicativos móveis. Isso significa liberdade de comunicação e crescimento nos negócios.