A Accenture e IDC publicaram um estudo que mostra o baixo nível de maturidade na gestão de infraestrutura de TIC no Brasil. A área de Delivery é a que obteve a menor pontuação, seguidas por segurança e suporte. Esse estudo demonstra a baixa percepção de riscos da TIC da alta gerência das empresas. Como a maioria das empresas encara a TIC como áreas operacionais e táticas, os investimentos ficam limitados aos recursos necessários para a implantação de sistemas para os negócios e pouco investimento para a melhoria dos processos internos de TIC. Alinhado com a escassez de mão de obra qualificada que produz excesso de trabalho e acumulo de responsabilidades o cenário não poderia ser diferente. Infelizmente, esse relatório pode deixar preocupados os investidores externos que enxergam altos riscos nos negócios quando as áreas de TIC tem baixa maturidade de gestão. A boa noticia do estudo é que mostra que os investimentos na área de gestão cresceram de 2009 para 2010, principalmente na área de inovação em TIC.
Estudo mostra baixa maturidade na gestão de TIC
SERVIÇO PREMIUM
Monte sua Análise Personalizada
Serviço sob demanda para quem precisa de análises independentes para decisões de investimento, inovação e risco.
BRIEFINGS ESTRATÉGICOS
Receba análises de energia, IA (Inteligência Artificial) e sustentabilidade pensadas para quem decide.
BRIEFINGS RECENTES
ARTIGOS TÉCNICOS
Conteúdos aprofundados para engenheiros, arquitetos de soluções e especialistas em TI que precisam traduzir tendências em decisões de arquitetura, segurança, dados e infraestrutura.
ARTIGOS RECENTES
E-BOOKS
Do insight à ação: e-books que estruturam pensamento e impulsionam inovação.

Como transformar cortes em alavancas de eficiência e inovação, usando inteligência artificial e o framework RE-FRAME para reduzir estruturas, preservar talentos e redesenhar a organização em 90 dias.
GUIA
Projetos de Inteligência Artificial
Como Gerenciar Projetos de Inteligência Artificial: O Guia Completo

Post Recentes
- O Risco Cognitivo Estrutural do Brasil em Matemática na Era da IA
- Arquiteturas HVAC, HVDC, MVDC e BESS para Datacenters: Como Conectar Clusters Digitais a Fontes Renováveis com Segurança e Eficiência
- Radar 360 – Bolsa em recorde, IA em alta, energia em tensão e risco político no Brasil (22–28/11/2025)
- Datacenters, ESG e Energia Resiliente: A Estratégia da Infraestrutura Crítica Integrada
- Radar 360 – IA, datacenters, ZPE e COP-30: energia, água e robôs humanoides (17–21/11/2025)