Projetos de Inteligência Artificial

Nossos projetos de inteligência artificial aceleram a entrega de benefícios, reduzem a curva de aprendizado das equipes, implementam um metodologia de desenvolvimento e podem se beneficiar de incentivos fiscais à inovação.

Os projetos têm um viés educacional para a formação de especialistas em inteligência artificial (IA) usando a abordagem Learning-by-Doing (aprender fazendo).

O objetivo é acelerar o desenvolvimento de projetos de IA nas organizações e formar uma base sólida de profissionais para criar e desenvolver novos projetos de forma autônoma.

Inicialmente, através de workshops de inteligência artificial nas empresas, identifica-se oportunidades de uso de inteligência artificial e elabora-se propostas de projetos para serem desenvolvidos.

Selecionado o projeto, avalia-se quais os conhecimentos que devem ser adquiridos pela equipe para conduzir o projeto. Ajusta-se o conteúdo do curso sobre inteligência artificial para focar no que é essencial e treina-se o pessoal do squad do projeto.

Uma equipe de mentores acompanha o aprendizado dos membros squad com orientações para desenvolver e implementar os modelos de aprendizado de máquina: Machine Learning e Deep Learning.


JUSTIFICATIVA PARA CONTRATAR O SERVIÇO

O objetivo de contratar mentores externos para os primeiros projetos de inteligência artificial (IA) é acelerar a entrega dos benefícios, reduzir a curva de aprendizagem da equipe interna e ajustar a metodologia de desenvolvimento para projetos de IA.

Para reduzir custos e obter a flexibilidade exigida em projetos de IA, é recomendada a contratação de uma empresa focada em IA, formada por acadêmicos que possam treinar e transferir conhecimentos sem restrição, e com a possibilidade de obter incentivos fiscais previstos em Lei para o estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. A Lei 1.196/05, concede incentivos fiscais às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação tecnológica.

Trabalhar com Inteligência Artificial requer conhecimentos avançados de matemática e estatística. Os profissionais devem ter raciocínio analítico e criatividade para gerar insights para pensamentos “fora da caixa”.

O desafio atual formar equipes para desenvolver projetos de IA, devido a escassez de profissionais no mercado, nacional e internacional.

Usar processos tradicionais de recrutamento ou aguardar a formação de profissionais nesta área para iniciar os projetos de IA aumenta o risco de distanciamento dos concorrentes e, talvez, a retomada seja impossível no futuro.

A experiência do mercado mostra que é necessário um grande esforço em projetos de IA para a criação de uma base de dados confiável para treinamento e teste dos modelos de aprendizado de máquina.

A ideia é aproveitar este período para iniciar o treinamento da equipe e desenvolver modelos simples de IA com amostras reais de dados e ir sofisticando-os a partir da aquisição de mais dados, incluindo fontes externas ou novos dados gerados, a medida do necessário, para aperfeiçoar os modelos de aprendizado de máquina.

Desta forma, é possível reduzir o tempo e custo de desenvolvimento do projeto e acelerar o treinamento dos membros do squad já utilizando dados reais. Para reduzir riscos e selecionar projetos que entreguem valor mais rápido, sugerimos incorporar na contratação dos serviços um workshop sobre inteligência artificial para identificar oportunidades de projetos de IA. O workshop será realizado com a participação de executivos e especialistas de negócios da empresa. Com uma lista de oportunidades de projetos será selecionado aquele que entregar benefícios no curto-prazo. Após uma avaliação e aprovação do projeto é formado o squad e inicia-se o projeto.


Para mais informações, entre em contato: