efagundes.com

Tech & Energy Think Tank

Think tank independente com foco em energia, inovação e tendências globais. Análises para apoiar decisões estratégicas com visão de impacto.

Assine a Newsletter no Linkedin

Sustentabilidade e autossuficiência energética nas construções atuais

Sustentabilidade e autossuficiência energética são pontos fundamentais nas construções atuais. Arquitetos e engenheiros estão sendo desafiados a criar novas formas de construir com eficiência, aproveitando todo o potencial do lugar para reduzir o uso de recursos naturais e gerar fontes de energia. Tudo isso oferendo mais conforto e prazer para os usuários desses lugares.

Uma reportagem do Jornal Nacional da Globo, em 22/10/2011, mostrou as inovadoras construções na Dinamarca (http://glo.bo/oiOyij).  A reportagem mostra que os novos projetos desmistificam a ideia de que conforto e sustentabilidade não habitam o mesmo espaço. Na chamada arquitetura sustentável, natureza e qualidade de vida se encaixam perfeitamente em obras arrojadas, que aproveitam, ao máximo, o que o meio ambiente oferece. Segundo um morador, “é um jeito tropical de viver em plena Escandinávia” que pagou o equivalente a R$500 mil por um apartamento de três quartos. (Ops! Mais barato que muitos apartamentos de segunda linha em São Paulo. Por quê?)

Segundo a reportagem, a Dinamarca está exportando projetos autossustentáveis para mais de 100 países. O mais ousado está em construção no Azerbaijão. O Azerbaijão é um país localizado no Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia. A região nunca foi unificada, sendo composta por várias tribos que foram islamizadas. Pertenceu ao Império Persa entre os séculos XI e XVIII e, a partir, século XX integrou a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, da qual emancipou-se finalmente como unidade nacional independente em 1991. Nos últimos anos, o país está transformando sua paisagem metropolitana com novíssimas e inovadoras construções. (Veja no YouTube o programa Build it Bigger da Discovery, um dos meus programas preferidos, sobre construções em Baku, capital do Azerbaijão, http://youtu.be/oRNDB_2gwx0).

O condomínio em Baku vai ocupar uma ilha inteira, na baía em frente à cidade. Os prédios terão formato de montanhas ou pirâmides para aproveitar o máximo de sol, e a ilha será autossustentável, com emissão zero de carbono. Veja o vídeo e atente-se para as características de autossuficiência energética do projeto.

e-Book

Vivemos um tempo em que decisões estratégicas nas empresas são cada vez mais influenciadas por algoritmos — muitas vezes sem que os conselhos compreendam plenamente seus critérios ou impactos. Este e-book convida conselheiros e líderes a refletirem sobre esse novo cenário, por meio de uma narrativa acessível que acompanha a jornada de um conselho diante da inteligência artificial. Com o apoio simbólico do personagem Dr. Algor, os conselheiros descobrem os riscos éticos, os dilemas da automação e a importância da supervisão consciente. Não se trata de um manual técnico, mas de uma ferramenta estratégica para quem deseja manter sua relevância na era algorítmica. Com lições práticas ao final de cada capítulo e uma proposta de formação executiva estruturada, o livro reforça uma mensagem central: a responsabilidade não pode ser automatizada — e cabe aos conselhos liderar com propósito, antes que a máquina decida por eles.

Download Gratuito