efagundes.com

Tech & Energy Think Tank

Think tank independente com foco em energia, inovação e tendências globais. Análises para apoiar decisões estratégicas com visão de impacto.

Assine a Newsletter no Linkedin

Uso de Blockchain em Smart Grids

A tecnologia Blockchain, utilizada no Bitcoin, é uma extraordinária inovação para ser usada nas redes inteligentes de energia – Smart Grid – oferecendo maior segurança, automação e eficiência de operação e manutenção (O&M), incluindo medições para faturamento. O Blockchain amplia, com segurança, a comunicação de dispositivos de IoT (Internet of Things), permitindo a coleta de dados de novos tipos de dados de sensores instalados remotamente. A convergência das tecnologias de Big Data, Analytics, IoT e Blockchain estão viabilizando novas aplicações em várias áreas de negócios, incluindo a área de energia.

Blockchain consiste em blocos que contém timestamps (registro de tempo) de lotes de transações validas. Cada bloco inclui um link com o bloco anterior que associa os dois. Os blocos ligados formam uma cadeia com apenas um sucessor e um predecessor, formando uma cadeia de blocos. A geração de blockchain programável permite escrever contratos inteligentes, que podem pagar faturas ou dividendos de ações automaticamente. Todo o processo usa criptografia forte que exige um enorme esforço computacional para quebra-la, tornando quase “impossível” violar seu conteúdo. Os blockchain são armazenados em uma rede de computadores distribuída e toda nova transação é autenticada.

Uma implementação de blockchain é composta por dois tipos de registros: transações e blocos. As transações armazenam o conteúdo do blockchain. As transações são passadas de nó a nó (de computador a computador da rede) dentro de critérios de melhor esforço, definindo as transações validas. Os blocos são criados por usuários conhecidos como “mineiros” que usam software especializado ou equipamentos específicos e confirmam a presença de uma transação. Os mineiros competem em si para ser o próximo bloco e ganhar a recompensa financeira. Os nós descentralizados têm uma cópia do blockchain, permitindo a recuperação e rastreabilidade das informações.

O uso de blockchain em Smart Grid oferece a vantagem de usar uma única tecnologia de transporte de dados, de forma segura, para várias aplicações, tais como: monitoração, controle e medição. As concessionárias de energia, gás e água poderiam utilizar uma infraestrutura de rede de computadores compartilhada para o transporte dos dados remotos. Pela concepção distribuída da tecnologia de blockchain, os riscos de paralisam do serviço por falha em um nó são minimizados, aumentando a disponibilidade dos serviços.

Acredito que com o aumento da utilização de blockchain em outras atividades, além do Bitcoin, os custos de implantação e operação serão reduzidos, viabilizando novas aplicações com menos custos de adesão.

e-Book

Vivemos um tempo em que decisões estratégicas nas empresas são cada vez mais influenciadas por algoritmos — muitas vezes sem que os conselhos compreendam plenamente seus critérios ou impactos. Este e-book convida conselheiros e líderes a refletirem sobre esse novo cenário, por meio de uma narrativa acessível que acompanha a jornada de um conselho diante da inteligência artificial. Com o apoio simbólico do personagem Dr. Algor, os conselheiros descobrem os riscos éticos, os dilemas da automação e a importância da supervisão consciente. Não se trata de um manual técnico, mas de uma ferramenta estratégica para quem deseja manter sua relevância na era algorítmica. Com lições práticas ao final de cada capítulo e uma proposta de formação executiva estruturada, o livro reforça uma mensagem central: a responsabilidade não pode ser automatizada — e cabe aos conselhos liderar com propósito, antes que a máquina decida por eles.

Download Gratuito