Crie seu próprio projeto de pesquisa & desenvolvimento

Este serviço é para quem deseja criar algo que transforme sua carreira e seus negócios.

Olá eu sou o Eduardo Fagundes, o cara que escreve os posts e faz os cursos aqui no Efagundes.com.

Gostaria de ajudá-lo a desenvolver um programa de P&D e prepará-lo para trabalhar em startups ou ser um mentor em programas de inovação.

Faço isto na nMentors, empresa que fundei em 2008, onde coordeno um programa de formação de mentores, mostrando como transformar a experiência profissional em valor agregado em projetos de Big Data & Inteligência Artificial. Um programa para profissionais experientes que buscam transformação digital na carreira.

Ainda, sou pesquisador de Big Data e Inteligência Artificial (AI) na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Professor da disciplina Organizações à prova de futuro (Future-proof Organizations) no MBA de gestão estratégica de negócios na FIAP (SP). Professor em cursos de pós-graduação: Compliance Digital (Governança Corporativa), Segurança e Inteligência Cibernética (Governança em Segurança Cibernética), Marketing Digital e Big Data (Gestão de Negócios orientado a Dados) na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fui executivo sênior por mais de 25 anos em empresas multinacionais, incluindo a Ford Motor Company (manufatura) e a AES Corp (energia). Desenvolvi projetos na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. Fundei a nMentors Cursos Digitais. Tenho mestrado em Ciência da Computação/Engenharia Elétrica e extensão universitária em Leadership & Business na Darden School of Business da Universidade da Virginia (EUA). Escrevi o livro “Como Ingressar nos Negócios Digitais” em parceria com o SEBRAE Nacional.

Tenho ajudado empresas e instituições de ensino em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), desde a concepção da proposta, fundamentação cientifica, elaboração da proposta, identificação de fundos de investimentos subsidiados e não-reembolsáveis, submissão de acordo com os editais e regras de participação e gestão do projeto.

Além de fundos de pesquisa do governo, existem muitos outros que financiam projetos de P&D com potencial de se tornarem produtos de mercado, tanto nacionais como internacionais. Muitos programas de incentivo a projetos de P&D não exigem que o pesquisador tenha formação stricto sensu, ou seja, mestrado ou doutorado. Isto abre oportunidades incríveis para empreendedores criarem produtos comerciais a partir de pesquisa experimental e aplicada.

Escrevo artigos e desenvolvo cursos online para levar conhecimento e insights para pesquisadores, empreendedores e estudantes com objetivo de ajudar na elaboração de projetos.

Pelo feedback que tenho, o conteúdo ajuda bastante, entretanto, é preciso mais.

MENTORIA DIGITAL

Para acelerar os projetos, criei um serviço de MENTORIA DIGITAL para ajudar empreendedores e pesquisadores na elaboração de propostas de P&D para buscar fundos não-reembolsáveis, subsidiados ou de entidades privadas para o desenvolvimento de pesquisa experimental e aplicada, com o objetivo de criar produtos disruptivos para o mercado.

A mentoria foca em projetos sustentáveis usando inteligência artificial (IA), em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) das Nações Unidas.

Projetos sustentáveis com IA se aplicam a qualquer área de negócios. A chave do sucesso é o trabalho colaborativo entre pessoas que entendam do negócio e cientistas e engenheiros de dados.

Imagino que você já se questionou se o seu emprego ou negócio está em risco com a inteligência artificial.

  • Se a resposta foi sim, a melhor maneira de eliminar o risco é aprender e adotar IA em seus processos e produtos;
  • Se a resposta foi não, sugiro reavaliar o mercado que você atua para confirmar sua percepção de risco.

Se você está convencido que a IA e projetos sustentáveis são vitais para a sua carreira ou empresa e você conhece um problema que se solucionado pode facilitar a vida das pessoas ou transformar o comportamento dos consumidores, é aí que eu posso ajudar.

COMO FUNCIONA A MENTORIA DIGITAL

A Mentoria Digital é personalizada e tem duração variada dependendo da complexidade do caso. A interação é feita através de sessões online semanais e através de uma área de trabalho virtual exclusiva, para perguntas, respostas, comentários, upload e download de material e acompanhamento do projeto.

Fases da mentoria digital:

  1. Envio do formulário eletrônico com as informações sobre o problema que você quer resolver;
  2. Agendamento de uma sessão live online para conversar sobre as oportunidades de desenvolver um projeto de P&D, incluindo os fundos disponíveis;
  3. Contratar a mentoria digital;
  4. Estabelecer o plano de trabalho com papéis e responsabilidades;
  5. Estruturar e consolidar o escopo do projeto;
  6. Pesquisar publicações cientificas para fundamentar a solução do problema;
  7. Desenvolver a proposta do projeto de P&D;
  8. Submeter a análise de fundos de investimentos e programas de incentivo a pesquisa;
  9. Apoio durante a análise da proposta;
  10. Desenvolvimento da estratégia para o desenvolvimento do projeto.

A Mentoria Digital é realizada por uma equipe coordenada diretamente por mim, envolvendo pesquisadores experientes em projetos de P&D.

Sua participação no projeto como Product Owner agregará conhecimento e experiência no desenvolvimento dos projetos de P&D, onde você poderá replicar em outros projetos na sua empresa de maneira independente.

Está experiência educacional é conhecida como Learning-by-Doing, ou seja, você aprende fazendo.

JUSTIFICATIVA PARA CONTRATAR A MENTORIA DIGITAL

O assunto deve ser tratado caso-a-caso. Entretanto, uma boa justificativa é acelerar a transformação digital nas empresas com projetos de P&D, preferencialmente, com investimentos subsidiados ou a fundo perdido.

Muitas empresas já estabelecidas estão investindo em startups com soluções disruptivas tendo como base inteligência artificial. Em outras palavras, existe dinheiro no mercado para investimentos em bons projetos. O desafio é desenvolver boas propostas para atrair os investidores.

Uma vez que existe programas de investimentos em P&D com subsídios e não-reembolsáveis, não existe justificativa para não submeter propostas de projetos de pesquisa.

A Mentoria Digital resolve o problema inicial de falta de conhecimento e experiência no desenvolvimento de propostas de projetos de P&D, acelerando a transformação digital das organizações.

PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Eu preciso estudar muito sobre Inteligência Artificial para participar da Mentoria Digital?
    • Não. Sua maior contribuição, e certamente uma das mais importantes, é descrever como funciona o processo atual ou as características de funcionamento dos equipamentos que são objeto da pesquisa. Entretanto, você terá a oportunidade de estudar e esclarecer dúvidas durante a fase de desenvolvimento da proposta.
  2. Eu não tenho formação em ciências exatas, posso participar da Mentoria Digital?
    • Sim. O desenvolvimento de algoritmos e modelos matemáticos serão realizados por especialistas na área. Sua contribuição será explicar como funciona os processos. Isto vale para qualquer área do conhecimento.
  3. Não estou trabalhando agora, mas tenho bastante experiência no mercado. Eu gostaria de montar um negócio próprio na área do meu conhecimento. Posso contratar a Mentoria Digital?
    • Sim. Existem vários programas de apoio a criação de empresas que oferecem recursos financeiros, subsidiados e a fundo perdido, para provas de conceito de novos produtos e modelos de negócio.
  4. Preciso comprar servidores e computadores pessoais para desenvolver a proposta de projetos de P&D?
    • Não, na fase de elaboração da proposta. Sendo o projeto de P&D contemplado com um fundo de investimento, os equipamentos poderão ser adquiridos ou contratado serviços com a verba do programa.
  5. Você pode dar exemplos de fundos para financiamento de P&D para empresas?
    • Sim. Um deles é o PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). No PIPE o empreendedor não precisa ter a empresa constituída para submeter seu projeto de P&D. Outro exemplo, são os fundos não-reembolsáveis de concessionárias e permissionárias de energia elétrica, que devem reservar 1% da receita líquida operacional para P&D, como parte do contrato de concessão com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
  6. O serviço de Mentoria Digital garante que eu terei fundos não-reembolsável ou subsidiado para o meu projeto de P&D?
    • Não existe garantia de obtenção dos fundos. Todos as propostas de P&D que buscam fundos não-reembolsáveis ou subsidiados são submetidos a análise e seleção por parte dos organizadores do programa específico. O lado positivo é que o trabalho realizado pode ser submetido a outros programas ou receber fundos de investidores privados.
  7. Depois da proposta de P&D aprovada, vocês executam o projeto até a sua implantação?
    • Depende de caso-a-caso. Uma opção que trabalhamos é a prova de conceito ser realizada por um laboratório de pesquisa de uma Universidade e depois uma empresa de software ou de engenharia implementar a solução final.

Mais perguntas? Entre em contato.

Contato