Pesquisa & Desenvolvimento

A competitividade de um profissional ou empresa está diretamente associada à sua capacidade de inovação e adaptabilidade a novos contextos de negócios. Isto implica no contínuo aprendizado de novas tecnologias, criatividade e habilidade para criar modelos de negócios disruptivos e capacidade de execução.

O sucesso de mercado e o tamanho da empresa podem ofuscar a prioridade de adoção de novos modelos de negócios e novos produtos e serviços disruptivos. As rápidas mudanças do mercado derrubaram o ditado popular que diz “não se mexe em time que está ganhando”. Hoje não basta correr mais que a concorrência, pois você não sabe quem está correndo fora do seu radar.

A única forma de se manter competitivo e à prova de futuro é através da inovação disruptiva e aberta. Não basta melhorar seu produto ou serviço de forma incremental e linear, o mundo é disruptivo e exponencial.

Os empresários e executivos devem olhar para fora de suas empresas e buscar novas ideias e recursos para transformar suas organizações de forma mais rápida e eliminando barreiras internas de adoção de novas tecnologias, modelos de negócios e, produtos e serviços.

Felizmente, hoje existe uma cultura empresarial que aposta nas startups inovadoras e usam recursos financeiros a fundo perdido de órgãos de fomento à pesquisa e pesquisadores de universidades para desenvolver novos produtos e serviços disruptivos, usando pesquisa aplicada, ou seja, buscam aplicação prática de uma pesquisa cientifica.

No Brasil, existem várias entidades financiadoras que oferecem fundos subsidiados ou não-reembolsáveis para o desenvolvimento de pesquisa aplicada. Um exemplo, é o Programa de P&D da Aneel, onde as empresas com concessão para gerar, transmitir e distribuir energia devem aplicar 1% da sua receita liquida operacional em programas de pesquisa a fundo perdido. São milhões de reais disponíveis para projetos de pesquisa. Outro exemplo, é a FAPESP, que recebe 1% do total da receita tributária do Estado de São Paulo para investir em pesquisa e desenvolvimento a fundo perdido.

Isto significa que você pode tirar do papel aquele projeto de inteligência artificial que sua equipe considera complexo ou não tem tempo para executar.

Indo direto ao assunto, desenvolvo propostas de pesquisa para captar fundos subsidiados e não-reembolsáveis para empresas. A partir de um desafio proposto pela empresa, busco uma solução através de pesquisa aplicada.

Entre em contato e avaliamos juntos as possibilidades de uma pesquisa para desenvolver um novo modelo de negócio, um produto ou serviço disruptivo para alavancar o crescimento de sua empresa.


Contato