A Ford está acabando com o conceito de propriedade de carros

FordPass Vehicle Controls

Lembra daquela expressão “destrua o seu produto antes que a concorrência o faça”, parece que a Ford está seguindo esse ensinamento.

A Ford lançou um novo aplicativo chamado FordPass onde qualquer pessoas, mesmo que não for proprietário de um carro (ou bicicleta) da Ford, possa usar para melhorar seu deslocamento. Ou seja, melhorar sua mobilidade.

O aplicativo incorpora pelo menos três sistemas da Ford: FordGuides, FordPay e FligthCar.

O FordGuides é similar ao serviço OnStar da General Motors (disponível no Brasil), porém ao invés de apenas ajudar na navegação, reservas e assistência em estradas, o serviço da Ford ajuda na soluções de problemas de mobilidade. Será um concierge pessoal gratuito. Você pode acessar o FordGuide ao vivo apertando apenas um botão do aplicativo. Mas de graça? Sim, a Ford mira no futuro. Quando você for pensar em mobilidade, você pensará Ford. Mais ou menos quando hoje você tem uma dúvida, você consulta o…. Google.

O FordPlay é uma forma de pagar pelos recursos do FordPass. A Ford fez parceria com o McDonalds e 7-Eleven para pagamentos nos restaurantes fast-food.

O FlightCar é uma função interessante para você compartilhar um carro em viagens e acesso a sistemas multimodal de transporte.

Como venho comentando, não sensato investir um montante significativo dos seus rendimento em toneladas de aço para deixar isso no estacionamento de casa ou do trabalho, ficar horas no transito e ainda poluir o meio ambiente.

Parece que a Ford entendeu isso e está mudando seu modelo de negócios.