A onda do live video streaming

Apesar de não ser uma novidade, o sucesso do Periscope e o lançamento da função live vídeo streaming do Facebook devem impulsionar o uso dessa tecnologia para dispositivos móveis. O YouTube já disponibiliza essa função há pelo menos três anos. O serviço Hangout da Google também possui uma função de live video streaming, o Hangout on Air. Existem outros aplicativos com as mesmas funções, como o Wirecast Go para iOs que funciona usando os recursos do YouTube.

2016-01-28 (2)

A popularização desse recurso e aplicativos criará novas oportunidades de serviços, um novo comportamento dos consumidores e, como sempre, questões polêmicas.

Será possível, em tempo real, transmitir acontecimentos do cotidiano, como reunião de amigos, manifestações populares, aulas, apresentação de produtos e discussões em grupo com grandes audiências. É possível utilizar o Periscope com as câmeras da GoPro ampliando as possibilidades de vídeos em tempo real.

Como também, transmitir em tempo real lançamentos de filmes diretamente da tela do cinema, peças de teatro, shows de artistas famosos e outros eventos fechados ferindo direitos autorais. Embora, hoje seja comum a gravação desses eventos e divulgação na rede, embora de forma ilícita.

A Ford usa o Periscope para divulgação de seus produtos, aparentemente, feitas pelos próprios funcionários, dando uma sensação de reality show. O presidente Barack Obama já fez transmissões pelo Hangout da Google em 2013 e 2014, inaugurando uma nova forma de interação com a sociedade. O cineasta Steven Spielberg usou o Hangout para lançamento do filme Lincoln em setembro de 2012.

Agora com a função de live video streaming no Facebook o alcance será gigantesco. O serviço inicialmente foi lançado nos Estados Unidos para iPhone e depois deverá estar disponível no resto do mundo. Diferente do Pericospe que envia um alerta para todos seus seguidores no Twitter, o Facebook poderá limitar as notificações apenas para seus contatos na rede social.