As mudanças no comércio motivadas pelas novas tecnologias

A eBay vendeu um relógio Rolex de 18 quilates por US$29,000 às 21h30 na véspera do Natal e o relógio foi entregue no dia seguinte como um presente de última hora. A transação foi feita por um iPhone.

A eBay vendeu mais de 100 milhões de itens através de dispositivos . móveis entre o Dia de Ação de Graças e o Natal. As mudanças provocadas no comércio com o uso de smartphones e tablets são impressionantes, multiplicando os pontos de vendas de forma exponencial permitindo realizar compras a qualquer hora em segundos.

Um dos segredos será disponibilizar a plataforma de compras em todos os dispositivos que as pessoas têm acesso: smartphones, tablets, televisores digitais e console de games. Além, é claro, dos antigos dispositivos como notebooks e desktops (ainda existem?).

Uma das mudanças no comércio será eliminar o conceito de lojas com estoques de produtos e sair atrás de clientes para comprar. A ideia (já antiga) é que o consumidor defina as características de seu produto (estilo, tamanho, cor, etc.) e alguma empresa no mundo o fabrique e entregue em até cinco dias. Hoje, ainda existem dificuldades para isso, como questões aduaneiras, taxas, tarifas, idioma, padrão de medida e marcos regulatórios complexos. Entretanto, se quisermos desenvolver o comércio em larga escala o desafio será eliminar essas barreiras.

A realidade virtual poderá ser um divisor de águas no comércio. Hoje os jogos (games) usam tecnologias de realidade virtual para aumentar a experiência dos usuários. A ideia é utilizar essas tecnologias para aumentar a experiência de compras, inserindo sensações que não são possíveis nas plataformas atuais.

Uma outro comportamento dos consumidores que deverá se intensificar é a compra de um produto para uso por tempo terminado e depois colocá-lo a venda. Isso é comum em pais que compram carrinhos de bebês e depois que os filhos crescem eles colocam a venda. Isso deverá se ampliar para outros itens que hoje são simplesmente descartados, gerando um tremendo impacto no meio ambiente. Estima-se que o potencial de redução de lixo com a adoção dessa prática possa chegar a 340 milhões de toneladas, globalmente.

O mundo on-demand é muito mais sustentável que o atual prática de produção em massa. Isso faz com que a produção (e uso dos recursos da natureza) seja mais próxima a necessidade consumo das pessoas evitando o desperdício.