CPFL adota rede mesh para sua rede de Smart Grid

image

A CPFL, empresa de distribuição e geração de energia, de decidiu implementar uma rede própria de comunicação para suportar seus projetos e operação de Smart Grid, conforme divulgado no CENOCON 2015, em São Paulo. Essa decisão foi baseada nas dificuldades com as concessionárias de telecomunicação no pais. A decisão foi por uma rede do tipo mesh. Essas redes tem baixo custo de implementação e conta com experiências bem sucedidas no exterior.

A rede já implantada pela CPFL tem 95% de disponibilidade e alguns pontos de acesso tem alcance de até 50 km, surpreendendo até alguns técnicos do fornecedor.

Nos Estados Unidos existem redes mesh com mais de 400.000 pontos, operando com 7Mbps no primeiro salto, hop. Uma grande vantagem é a tolerância a falha da rede que auto configura quando da perda de nó de comunicação.

O desafio das redes mesh é atender a grandes volumes de dados, como para big data, e a queda de desempenho a partir do segundo salto. A queda de desempenho pode cair de 7Mbos para 1Mbps. Como não é uma rede determinística existem limitações para telecomandar dispositivos críticos na rede, como subestações, seccionadores e disjuntores.

A comunicação ainda continua sendo um desafio para a implantação de sistemas complexos de Smart Grid.