O remix do Yahoo!

image

Marissa Mayer, CEO do Yahoo, declarou que está colocando 1.000 empregados em lay-off, afirmando ser um “remix”. O termo surpreendeu o mercado, pois foi a primeira vez utilizado nessa situação.

Remix significa modificar ou recombinar alguns elemento de algo já feito, termo popularizado na música, quando DJs alteram o ritmo de uma música para torna-la mais vibrante e dançável. Parece que essa foi a mensagem de Marissa para o mercado, principalmente, para o pessoal de Wall Street.

As mudanças no Yahoo começaram quando Marissa assumiu o comando da empresa depois que deixou a Google, onde foi uma das responsáveis pela atual arquitetura tecnológica do site de busca.

A primeira mudança foi a eliminação do home office, obrigando todos os funcionários a trabalhar nos escritórios da empresa. Uma atitude de certa forma contrária ao padrão descontraído de trabalho nas empresas de tecnologia. Fato criticado ainda hoje por muitas pessoas, inclusive por Richard Branson fundador da Virgin.

A segunda medida foi aumentar o numero de funcionários registrados e contratados. Durante esse período, metade dos antigos funcionários foram substituídos. Depois reduziu uma parte e agora com o “remix” o número cairá para 11.000 funcionários.

Mas, afinal onde Marissa quer chegar com o Yahoo? Sabe-se que sua meta é tornar o Yahoo vital na vida das pessoas, assim como a Google.

Os desafios e as incertezas são grandes, principalmente, pelos resultados abaixo das expectativas nos últimos trimestres. A promessa de Marissa é aumentar a receita, gerenciar melhor as margens de lucro e os custos.

Toda a transformação, melhor dito, “remix” tem seus riscos e tempo de maturação.