Os CTOs substituirão os CIOs como líderes de TI nas organizações?

Os Chief Technology Officer (CTO) são responsáveis pela infraestrutura de TI nas organizações, normalmente, reportando para o Chief Information Officer (CIO), responsável por toda a área de TI. A introdução de novas tecnologias, ligadas diretamente aos produtos e intimamente ligadas aos processos de negócios, faz com que os gestores de processos e desenvolvedores de produtos incorporem cada vez mais a TI no seu dia a dia, criando equipes especializadas para Analytics, Machine Learning, Robótica, Internet of Things, aplicações em SaaS (Software as a Services). A nova revolução industrial – a Indústria 4.0 – acelerará as transformações nas organizações. Muitas vezes, o CIO fica alheio a estas iniciativas pela incapacidade de lidar com tanta diversidade, entretanto, o CTO acaba sendo envolvido para oferecer apoio de infraestrutura. Podemos chegar a um limite onde as áreas de negócios assumirão as responsabilidades de desenvolvimento de software e os CTOs ficarão com a responsabilidade de prover e garantir a infraestrutura, tornando-se líderes de TI nas organizações.

Vamos pegar como exemplo as aplicações das tecnologias de Analytics, IoT e Machine Learning. Quem detém a capacidade de analisar grandes volumes de dados, correlaciona-los e chegar a conclusões ligadas ao negócio são os especialistas das unidades de negócios. O que eles precisam é de treinamento em Big Data e Analytics para substituir o MS-Excel nas análises. Talvez, nem precisem substituir o MS-Excel, pois as funcionalidades de Power Pivot, e Power Query, com acesso ao Oracle, DB2, MySQL e a uma variedade de recursos do Azure, como o Hadoop, aumentam o poder de análise do MS-Excel.

Os produtos e processos cada vez mais estão incorporando sensores e dispositivos de controle baseados em Internet of Things (IoT), levando a engenheiros, desenvolvedores de produtos e gestores de processos a se especializarem nesta tecnologia. Com isso, assumem a responsabilidade pelo desenvolvimento de novas soluções.

Ensinar é atribuição de especialistas com conhecimento e experiência em determinado assunto. Logicamente, quem ensinará as máquinas serão os especialistas do negócio usando tecnologia e ferramentas de Machine Learning. Mais uma vez, as áreas de negócios estarão incorporando essas atividades.

A IBM com a solução Watson, que incorpora soluções de inteligência artificial e IoT, oferece um portfólio completo de suporte as áreas de negócios. A Google e a AWS também possuem portfólios completos. O serviço BigQuery da plataforma de nuvem da Google usando o Google Data Studio 360 é orientada para usuários finais.

No limite, os CIOs podem perder a liderança para os CTOs que de uma forma ou de outra estão envolvidos em todos as iniciativas que envolvem a infraestrutura de TI. Os desafios para os CTOs são grandes, pois devem dominar todas as tecnologias que serão utilizadas na organização, ou pelo menos como usá-las com segurança dentro das organizações. Entretanto, os CTOs não sofrerão a pressão de “falarem a linguagem de negócios”, a expectativa é que eles falem a linguagem de tecnologia.