Adeus Departamento de TI. Benvinda Área de Negócios Digitais

Em 2014 a IBM comemora 50 anos do lançamento dos seus mainframes. Tivemos várias evoluções tecnológicas ao longo desses anos. A miniaturização dos equipamentos, computação de alto desempenho distribuída e a Internet sem dúvida foram as maiores revoluções tecnológicas na área de processamento e comunicação. Os serviços de informações, comércio eletrônico e o Internet Banking foram revoluções que mudaram o cotidiano das pessoas. Esses serviços estão sendo potencializados com a computação móvel, Big Data e gigantescos data centers. O próximo desafio é levar a computação móvel para as pessoas de baixa renda em mercados emergentes, usando smartphones de baixo custo.

Entretanto, se formos olhar as áreas de tecnologia da informação (TI) nas organizações pouca coisa mudou nesses 50 anos. Ainda temos a área de CPD (Centro de Processamento de Dados), área de suporte técnico e a área de desenvolvimento de sistemas (DS). O CPD ainda envolvido com questões de desempenho e disponibilidade das aplicações, o DS ainda as voltas com manutenções corretivas e evolutivas (nunca entendi isso!) e a área de suporte técnico com os problemas do cotidiano de segurança da informação, manutenção de software e atendimento ao cliente interno.

Acredito que chegou a hora de uma mudança radical nas organizações mais conservadoras.

Elimine o departamento de TI. Crie a unidade de negócios digitais.

Promova para liderar essa área um executivo de visão inovadora capaz de criar novos negócios a partir da tecnologia. Desapegue-se do CPD. Entregue as operações para empresas especializadas em processamento massivo de dados. Migre para um ecossistema integrado de softwares que agilize sua operação de negócios e que permita agilidade para desenvolver novos negócios.

A questão é que as novas empresas já estão fazendo isso. Se as empresas tradicionais não agirem rápido em algum momento na linha do tempo serão ultrapassadas pelas novas.

Correm os maiores riscos as empresas que estão em boa situação econômica no mercado atualmente. Acreditando que em time que ganha não se mexe, podem perder o passo no futuro porque não inovaram. Essas empresas devem aproveitar a boa situação atual para promover as mudanças. Quando as coisas estiveram difícil será mais complicado e talvez seja tarde demais.

Benvinda a nova área de negócios digitais nas empresas.