Cinco coisas para o sucesso de um negócio digital

O atraente mercado de aplicativos móveis tem motivado várias pessoas, principalmente os jovens, a desenvolver novos negócios. Engana-se, entretanto, quem pensa que é fácil entrar nesse mercado. Quem está de fora pode pensar em uma lógica simples: uma boa ideia, um bom programador e uma boa divulgação nas redes sociais. Pronto, agora é só esperar o dinheiro chegar. Mas se fosse fácil assim teríamos um milionário em cada esquina.

Para criar oportunidades no mercado digital é preciso de pelo menos cinco coisas: (1) um bom plano de negócios; (2) um líder com capacidade de execução; (3) um bom profissional de finanças; (4) pessoas capacitadas e motivadas; (5) uma plataforma tecnológica robusta;

Uma boa ideia é apenas parte do negócio. Ela tem que estar inserida dentro de um plano de negócios para mostrar como irá beneficiar os clientes, como o negócio funcionará, seu fluxo de caixa, a tecnologia que será adotada e o plano de implantação.

O desafio é tirar do papel o plano de negócios. Isso requer uma forte liderança do empreendedor. Se você só tem boas ideias, procure um sócio com capacidade de execução. Detalhe: esse futuro sócio não precisa ser da área do negócio. O bom empreendedor é aquele que reconhece suas limitações e busca ajuda para realizar seus planos.

Como o seu plano é ganhar dinheiro, você precisa do apoio de um bom profissional de finanças. Ele inclusive ajudará na obtenção dos recursos financeiros para executar seu projeto e aumentará a confiança dos investidores no negócio. Uma boa alternativa é convidar um investidor anjo que se proponha a oferecer apoio técnico ao projeto.

Outro desafio é encontrar as pessoas certas para colaborar na execução do projeto e na operação do dia a dia. Se bem executadas as três etapas anteriores, você atrairá bons profissionais que estarão motivados a cooperar para o sucesso do empreendimento.

O último ponto e fundamental para o sucesso do negócio é a escolha de uma plataforma tecnológica robusta. Não economize na solução. Lembre-se que o negócio tendo o sucesso que você espera ele crescerá de forma exponencial e exigirá uma plataforma que cresça da mesma forma. Selecione bem o parceiro de tecnologia.

Sucesso no seu negócio digital.

Deixe um comentário