Como evitar negócios medíocres?

Imagine que você está criando um novo negócio, que pode ser uma startup ou uma nova divisão da sua empresa. Imagine que você conseguiu transmitir sua paixão pelo novo negócio para um grupo de investidores ou para a diretoria da sua empresa e eles resolveram apostar na sua ideia. E agora, o que você faz?

A primeira coisa que vem na cabeça é montar o organograma. O líder do projeto, solitariamente, elabora como deve funcionar o negócio e desmembra o projeto em atividades e processos. A ideia é usar processos que já deram certo para acelerar a implantação do novo negócio e reduzir o risco.

Com os processos e atividades já definidas, é hora de contratar as pessoas. Usando a descrição dos processos, define-se o perfil e habilidades para cada posição. O pessoal de recrutamento contrata as pessoas.

Processos definidos, pessoas contratadas e hora de lançar o novo negócio.

Isso funciona para negócios medíocres.

Para desenvolver negócios realmente impactantes com o objetivo de obter resultados excepcionais, temos de mudar a lógica das coisas.

O primeiro passo é convidar as melhores pessoas do seu relacionamento para formar a equipe do projeto. Transmita sua paixão pelo novo negócio para convencer essas pessoas a trabalharem com você. A IBM, quando decidiu por uma transformação radical, contratou Louis Gerstner, presidente da RJR Nabisco, uma empresa do setor alimentício.

Com os melhores no time, é hora de decidir o que fazer. Encare de frente os problemas que possam afetar o seu negócio, principalmente se você está desenvolvendo um novo negócio em uma empresa tradicional. A pressão dos que não querem mudar será enorme. Se for necessário, monte uma nova empresa longe das influências do pessoal do contra.

Desenvolva os processos de forma simples. Depois disso, busque a melhor tecnologia para acelerar o negócio. E a melhor tecnologia é aquela que atende às necessidades do negócio e não necesseariamente a mais avançada. Controle sua ansiedade, pois você ainda usará a tecnologia mais inovadora do planeta. Antes, porém, consolide o seu negócio.

Deixe um comentário