Containers o novo paradigma para data centers

Os containers data centers estão mudando o paradigma de uso de sofisticadas construções e salas cofre para abrigar a infraestrutura de TI.  Cada vez mais são exigidos locais seguros para servidores e armazenamento de dados com proteções contra incêndio, sistemas redundantes de refrigeração e energia, e robustos controles de acesso.

Um desafio é construir essa infraestrutura em prédios já existentes, que em alguns casos a estrutura predial não suporta o peso dos equipamentos e mudanças de layout necessárias para o data center.

Outro desafio é construir data centers em regiões remotas, como minas de extração de minério, petróleo e mesmo fabricas localizadas fora dos centros urbanos. Nesses casos a melhor solução é o uso de contêineres data centers.

Os containers são utilizados no novo conceito de data centers modulares. Ao invés de construir enormes instalações para acomodar racks de servidores e storage usa-se o container como um modulo completo de processamento. Sua expansão é simples, basta adicionar mais módulos quando necessário. Os containers podem ser empilhados, otimizando o espaço do prédio. A Microsoft adotou esse conceito.

Vantagens dos contêineres data centers:

  • Alta densidade de processamento com centenas de Teraflops por container
  • Baixo investimento para iniciar as operações não exigindo custos de infraestrutura adicionais
  • Baixo consumo de energia para refrigeração
  • Rápida implementação
  • Configurações flexíveis e facilidade de expansão

Os containers data centers são excelentes soluções para sites backup para instalações já existentes.

Outra característica importante é que alguns modelos já são classificados como Tier III evitando os custos adicionais de certificação do data center pela empresa compradora. Essa característica traz um importante redutor de custo. Ou seja, na análise financeira do projeto deve-se considerar todos os fatores envolvidos no projeto, não apenas os custos de construção do data center.

Deixe uma resposta