Dados abertos: uma fonte de novos negócios

Dados escondem informações. Depende da habilidade de cada um descobrir informações relevantes no meio da montanha de dados e mostrá-las de forma simples e útil. Isso pode ser um negócio lucrativo. Muitos dados estão disponíveis gratuitamente na internet. Basta acessá-los, processá-los, apresentá-los de forma compreensível e começar a ganhar dinheiro.

O governo brasileiro a partir da ‘Lei de Acesso a Informação Pública’ (Lei 12.527/2011) regulamenta o acesso a dados e informações detidas pelo governo, alinhada com as “3 leis de dados abertos” propostas pelo ativista dos dados abertos David Eaves: (1) Se o dado não pode ser encontrado e indexado na Web, ele não existe; (2) Se não estiver aberto e disponível em formato compreensível por máquina, ele não pode ser reaproveitado; e (3) Se algum dispositivo legal não permitir sua replicação, ele não é útil.

As obras do PAC (Programa de Aceleação do Crescimento) estão disponíveis para download em vários formatos (xml, ods, csv). Esses dados podem ser usados para acompanhamento das obras, estatísticas e outras finalidades. Os dados das obras da Copa do Mundo 2014 também estão disponíveis para download.

O portal ‘Orçamento ao seu Alcance’ desenvolvido pelo INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos), em parceria com a Open Knowledge Foundation Brasil, permite ver o orçamento federal de forma mais simples.

Vários aplicativos móveis prestam serviço de informações sobre linhas de ônibus com dados abertos dos órgãos de transito municipais e estaduais. Por exemplo, o Urbanoide para iOS é alimentado com dados da CET-SP, do Metrô-SP e pela SPTrans, informando as condições de transporte na cidade de São Paulo.

Existem pessoas que defendem que a responsabilidade do governo é apenas disponibilizar os dados e deixar para a sociedade desenvolver mecanismos para visualizá-los e processá-los. Isso permitiria que empreendedores desenvolvessem softwares gerando novos negócios e crescimento econômico.

As oportunidades estão aí e de graça. Aproveite!