Como inovar em empresas que já atingiram excelência?

Qual a melhor estratégia para implantar projetos de inovação em empresas que já atingiram a excelência operacional? Empresas com produtos marcantes e estruturas organizacionais bem estabelecidas têm dificuldade para inovar. Sofrem a síndrome da comparação. Quando confrontam seus indicadores e processos com os projetos de inovação, normalmente, ganham os processos e produtos já estabelecidos.

Essas organizações esquecem que um dia já enfrentaram o desafio de iniciar suas operações e a atingiram a maturidade com o tempo. Esse é o ciclo normal da vida das empresas. O lado ruim dessa história é que muitos executivos matam boas ideias na fase inicial por forçarem a comparação de resultados.

A melhor estratégia é criar uma startup, com orçamento e pessoal próprio, para iniciar um projeto inovador. A independência e distância da empresa patrocinadora permitem agilidade e, principalmente, a definição de seus próprios indicadores de desempenho.

A startup pode pegar “emprestado” algumas coisas da empresa patrocinadora como tecnologia, conteúdo, relação de clientes, inteligência de mercado e funcionários com perfil de empreendedores. Não devem pegar “emprestado” os processos financeiros, administrativos e de controle da empresa patrocinadora. São justamente esses processos que matam a empresa jovem.

Muitas pessoas alegam que por questões de sinergia é recomendável o compartilhamento de atividades comuns com o objetivo de redução de custos e otimização de processos. Embora a linha de pensamento não esteja errada, na prática essa estratégia sufoca a startup com custos altos para ela, processos rígidos e baixa prioridade na execução de projetos das áreas compartilhadas.

Por exemplo, dificilmente a TI dará a máxima urgência para a startup se estiverem desenvolvendo um projeto para a empresa patrocinadora que resultará em grande retorno financeiro. Provavelmente, Recursos Humanos terá dificuldade em contratar pessoas fora do perfil da empresa patrocinadora e que atendam as necessidades da startup.

Resumindo, adote a estratégia de criar startups para implantar projetos inovadores, é uma boa maneira de garantir a execução e sucesso dos projetos.