Delegar é preciso. Controlar é imperativo

O sucesso de um negócio depende da visão do empreendedor e da sua execução. Difícil dizer o que é mais importante. A experiência mostra que um negócio só é bem sucedido quando é executado sob a forte liderança do empreendedor. Isso coloca em discussão os critérios e formas de delegação de responsabilidades.

Quanto mais complexa a execução de um projeto maior é a necessidade de delegar as funções especializadas. Mas até que ponto o empreendedor deve dar liberdade para os colaboradores executarem as tarefas?

Alguns executivos afirmam que o importante é o resultado final da tarefa. Se ela for entregue no prazo, dentro do orçamento e com as funcionalidades solicitadas está perfeito para o projeto.

Se fosse assim, a maioria dos projetos teriam sucesso. A realidade é que se o empreendedor não se envolver diretamente na execução do projeto, motivando as pessoas e retirando as pedras do caminho, o negócio pode até funcionar, mas não terá um resultado excepcional.

Pare para pensar um instante. Nos projetos que você participou que tiveram um resultado excepcional, teve a figura de um líder marcante? Alguém que estava profundamente envolvido no projeto, exigindo ou influenciando para que as coisas fossem feitas do seu jeito?

As técnicas de gerenciamento de projetos ajudam muito no controle de tarefas, porém não substituem a liderança do empreendedor.

Delegar é confiar. A confiança vem de um processo de conhecimento e de interação entre o líder e seus colaboradores. O processo começa com o empreendedor dizendo o que tem que ser feito. O passo seguinte é explicar quais os benefícios os colaboradores terão se a tarefa for bem feita. O próximo passo é tomar decisões junto com os seus liderados. Por último, depois que o empreendedor adquiriu confiança na pessoa, a delegação das atividades.

Delegar não significar transferir a responsabilidade. O empreendedor precisa acompanhar a execução das tarefas para garantir que o resultado seja o que ele espera.

Não existe uma receita de bolo para um perfeito processo de delegação, isso depende da habilidade e intuição do empreendedor.

Pense nisso no seu próximo projeto.

Deixe um comentário