Atitude empreendedora diante da crise econômica

As previsões de crescimento econômico para 2014 não são animadoras. Segundo as expectativas mais otimistas o PIB crescerá 2%, porém as apostas são de 1,5%. Diante dessas previsões as empresas ajustam seus investimento (CAPEX) e despesas operacionais (OPEX) para esse cenário econômico. Com isso, de certa forma estamos criando o futuro.

Diante desse cenário, o empreendedor pode assumir duas posturas: primeiro, planeja o crescimento da sua empresa baseado nas previsões; ou, cria um novo mercado para crescer.

Seguir o mercado é mais seguro. Cortam-se os investimentos e as despesas operacionais, incluindo redução de funcionários, treinamento e marketing. Os investimentos são adiados e procura-se uma cesta de investimentos que maximize os rendimentos.

Essa atitude conservadora, se por um lado garante à sobrevivência da empresa do outro lado define que o ano será perdido.

A segunda opção é ser proativo e criar um novo mercado com novos produtos ajustados ao cenário previsto.

Gosto da ideia de criar personagens típicos dos mercados onde atuamos. Com um personagem, homem e mulher, podemos materializar e simular suas necessidades e comportamento no cenário econômico projetado. Com isso, conseguimos identificar novos produtos e serviços para atender suas novas necessidades.

Por exemplo, em um cenário onde empresas e consumidores terão que reduzir suas despesas, os gastos com telecomunicações será, certamente, reavaliado.

Uma oportunidade nas empresas é eliminar os custos de manutenção de PABX usando sistemas de comutação de voz na nuvem de computadores (Cloud Computing), como o Lync da Microsoft. No lado do consumidor, intensificar o uso de voz através de serviços gratuitos usando redes Wi-Fi, hoje espalhadas em shoppings e cafés.

Apesar dessas tecnologias já estarem disponíveis, faltam empresas para implantar os serviços nas empresas e produtos para Call Centers receberem chamadas dos consumidores através de serviços de voz gratuitos, como o Skype.

Nos cenários de crises é onde temos as maiores oportunidades para inovar e desenvolver nosso perfil de empreendedor.

Deixe um comentário