DevOps: resposta rápida de TI ao feedback dos clientes

Provavelmente, você conhece histórias de executivos reclamando que a TI não atende com rapidez as mudanças de mercado, as necessidades dos clientes e aos novos produtos da concorrência. O fato é que os sistemas tradicionais, incluindo os ERPs, não são flexíveis o suficiente para atender as demandas de mercados altamente competitivos. Na verdade, eles não devem ser, pois sua função é garantir a execução de processos estáveis e robustos, oferecendo confiabilidade para as informações corporativas. Para atender a dinâmica de mudanças do mercado e exigência de interatividade direta dos clientes com o negócio precisamos de uma nova abordagem de desenvolvimento de sistemas – os sistemas para engajamento dos clientes. Conseguimos isso adotando a metodologia de desenvolvimento de software DevOps, que aumenta a comunicação entre os desenvolvedores de novos softwares e os profissionais de TI responsáveis pelos sistemas tradicionais.

A metodologia DevOps (abreviação de desenvolvimento e operação) é uma abordagem baseada em métodos ágeis e enxutos de desenvolvimento onde os executivos de negócios, desenvolvedores, pessoal operacional e de garantia de qualidade colaboram para entregar softwares de forma incremental e continua para aproveitar as oportunidades de mercado e reduzir o tempo de entrega de melhorias a partir do feedback dos clientes.

O uso crescente de aplicativos móveis e a maturidade de aplicações web exige uma solução para desenvolvimento de software que atenda as expectativas dos clientes finais. Esses clientes exigem software para interagir, diretamente, com o negócio da empresa. Os softwares devem ser fáceis de usar, ter alto desempenho e permitir mudanças rápidas para acompanhar a evolução do mercado e, principalmente, deve ter foco na experiência do cliente.

Esse novo contexto, cria duas categorias de softwares: os softwares de gestão de registros corporativos e os softwares de engajamento com os clientes.

O DevOps exige profissionais com novas habilidades e perfil. Obvio, que o processo é importante, porém o que atrairá os clientes será o requinte do design e a navegabilidade do aplicativo, associado com uma ideia inovadora. Diferente de tempos passados, onde o pessoal de TI desenvolvia telas quadradas e treinavam os usuários para opera-las, custe o que custar.

Sistemas de engajamento não ilhas isoladas e, na maioria das vezes, dependem dos sistemas tradicionais, resultando na necessidade de mudanças. Isso exige uma revisão das metodologias de desenvolvimento dos sistemas tradicionais para acompanhar a flexibilidade e velocidade dos sistemas de engajamento de clientes.

A inovação impulsionada pelas novas tendências tecnológicas, como Cloud Computing, Big Data, Internet of Things, aplicações móveis e redes sociais, exige novos métodos de desenvolvimento de sistemas. O DevOps é uma solução adotada pelas principais empresas que atuam no mercado de Internet.

Deixe uma resposta