Pular para o conteúdo

O lado escuro de uma empresa de sucesso

Empresas de sucesso trazem excelentes resultados em vendas, satisfação dos clientes, ótimas margens de lucros, funcionários motivados e crescimento empresarial. Nessas empresas, normalmente, as energias são focadas na eficiência de processos, crescimento em vendas e lançamentos de produtos, intimamente, relacionados com os atuais. Afinal, time que está ganhando não se mexe. Entretanto, cuidado. O lado escuro do sucesso é achar que nada pode abalar uma empresa de sucesso.

O sucesso pode fazer a empresa esquecer os concorrentes e o futuro do mercado. Várias empresas de sucesso tiveram dificuldades por não se prepararem para o futuro e seus produtos foram substituídos por outros. Os exemplos mais recentes são a Kodak, Motorola e Nokia. A melhor forma de se preparar é destruir o seu próprio produto, antes que alguém o faça. Ou seja, mexa no time enquanto estiver ganhando.

Faça um teste simples, classifique seus produtos em quatro categorias: “pé na cova”; experimentais; estrela; e, “vaca leiteira”. Os produtos “pé na cova” são os tem baixa rentabilidade e devem ser descontinuados. Os experimentais são produtos que sua empresa está testando no mercado. Os produtos estrela são os campeões em participação de mercado e rentabilidade e os “vaca leiteira” são aqueles que se vendem sozinho. O teste consiste em retirar do seu portfólio os produtos “vaca leiteira” e estrela, um de cada vez, e avaliar o impacto no negócio. Aquele produto que gerar o maior impacto negativo busque um substituto.

O ideal é você ter três “caixinhas” de estratégias. A primeira são as estratégias para os atuais produtos, definindo novos lançamentos e aumento na participação de mercado. A segunda com as estratégias de médio prazo, definindo como serão seus produtos e modelos de negócios em um horizonte de tempo que você tenha uma razoável certeza. A terceira “caixinha” é a estratégia dos sonhos para um período futuro onde o iPhone será peça de museu e muitos dos seus concorrentes atuais não existirão.

Não deixe o lado escuro do sucesso tirar o brilho da sua empresa, ilumine-o com novos produtos e modelos de negócios inovadores no curto, médio e longo prazo.

Deixe um comentário