Não seja fiel aos seus projetos e sim aos seus objetivos

Plano de negócio é baseado em premissas. Ele define seus objetivos que são traduzidos em projetos. Perseguir os objetivos e entregar os projetos demonstram perseverança e capacidade de execução. Concluí-los significa prestigio na organização, garantia de bônus financeiro ou a realização de um sonho.

Entretanto, a obstinação para concluir um projeto pode tirar do seu radar as mudanças do mercado, que podem reduzir ou eliminar os benefícios planejados. Infelizmente, muitas empresas possuem métricas de desempenho baseadas na execução de projetos, desestimulando as pessoas a aproveitar uma nova oportunidade de mercado.

Organizações de alto desempenho focam no crescimento e na sustentabilidade, se ajustando as condições do mercado para aproveitar novas oportunidades. Essa dinâmica implica na avaliação contínua do portfólio de projetos da empresa.

Criar ou cancelar projetos deve fazer parte da rotina das empresas. Quanto mais cedo você cancelar um projeto que perdeu o sentido em virtude de mudanças do mercado, maiores serão as chances de realizar projetos mais atraentes e lucrativos.

Para transformar sua organização são necessárias duas coisas. A primeira é a mudança cultural de cobrança de projetos para objetivos. A segunda é o uso de uma ferramenta de gestão de portfólio de projetos.

As ferramentas de gestão de portfólio avaliam de forma analítica, continuamente, a atratividade dos projetos, ajudando nas tomadas de decisões sobre investimentos. Cancelar um projeto é liberar recursos para novos projetos que trazem mais benefícios. A vantagem dessas ferramentas é que a tomada de decisão é analítica e não emocional.

Eliminando o fator projetos na avaliação de desempenho, naturalmente sua organização se transforma em organização orientada a objetivos. Essa transformação força a inovação. Tira as pessoas da zona de conforto, pois a qualquer momento um projeto pode ser cancelado.

Na próxima reunião de avaliação de desempenho negocie objetivos de crescimento e sustentabilidade do negócio e não projetos. A inovação e oportunidades de crescimento é que definirão os projetos. Seja fiel aos seus objetivos e não aos seus projetos.

Deixe um comentário