Processo de definição de métricas para Cloud Computing

Os serviços de Cloud Computing estão crescendo no mercado e atraindo cada vez mais clientes. As empresas estão substituindo seus data centers físicos por serviços virtuais. Com o aumento de fornecedores no mercado e o número de opções de contratação é necessário definir um conjunto de métricas para medir e avaliar o desempenho do serviço – SLA, Service Level Agreement. A seleção e contratação de um serviço de Cloud Computing deve ter critérios claros e mensuráveis para apoiar o processo de tomada decisão. O cliente deve ter a capacidade de obter dados para medir, por exemplo, a qualidade do serviço, a disponibilidade e a confiabilidade do serviço. Chamamos isso de “Serviço de Medição” e está incluindo dentro das cinco características essenciais de Cloud Computing: (1) Serviço self-service por demanda; (2) acesso a rede de comunicação; (3) compartilhamento de recursos; (4) capacidade de expansão (escalabilidade); e, (5) os serviços de medição. Esse artigo descreve o processo para definição das métricas, não as métricas em si.

Uma métrica fornece informações sobre as características de uma propriedade do serviço de Cloud Computing e o resultado dos valores observados. Por exemplo, a métrica “tempo de resposta do usuário” é usada para estimar uma específica propriedade de um serviço de e-mail no Cloud Computing (por exemplo, tempo de entrega de um e-mail de um usuário para outro). As observações devem fornecer informações suficientes para reproduzir e verificar os resultados das medições.

figura-metrica-e-propriedade-v71

As métricas têm um papel importante na tomada de decisão para a seleção de serviços de Cloud Computing, na definição e aplicação dos acordos de serviços, na monitoração, na contabilização e auditoria.

O modelo para definição das métricas representa as informações necessárias para compreender os objetivos de uma propriedade e as restrições que deverão ser aplicadas durante as observações. O modelo de Serviços de Métricas de Cloud Computing (CSM – Cloud Services Metric) descreve os conceitos abstratos para uma específica propriedade do Cloud Computing, por exemplo disponibilidade do serviço.

As definições de métricas devem conter parâmetros e regras para expressar de forma formal as características de uma propriedade. O modelo deve ter definições concretas com base nas definições abstratas das métricas para um determinado cenário. Um cenário representa um caso de uso particular em que as métricas desempenham seu papel. Os stakeholders precisam compreender, avaliar, comparar e tomar decisões sobre um serviço de Cloud Computing. Isso significa que para um determinado cenário, os stakeholders devem ser capazes de obter informações sobre as propriedades do serviço, que quando medido orientará as tomadas de decisão. O cenário e as propriedades determinarão as métricas que serão utilizadas.

figura-cenario-e-metrica-v71

O modelo CSM pode ser descrito em diagrama de classe UML. A proposta de um CSM é capturar as informações necessárias para descrever e entender uma métrica. A métrica é usada para ganhar conhecimento sobre as propriedades e medições do serviço de Cloud Computing.

figura-cloud-service-metric-v71

O modelo pode ser logicamente dividido em duas partes. A primeira parte aborda a definição de métricas abstratas. Especifica o que é a métrica abstrata, se ela é composta de métricas abstratas subjacentes, se é expressa com parâmetros adicionais e se existem regras de restrição. A segunda parte aborda a definição de métricas de concretas. Ela especifica qual a principal métrica abstrata que se baseia, quais os valores para os parâmetros e quais regras devem ser aplicadas para a definição de parâmetros e regras.

figura-modelo-csm-v71

Com essas informações é possível comparar os serviços de diferentes fornecedores e tomar a decisão de escolha.

O modelo do CSM pode ser estendido e integrado em outros modelos que endereçam outros aspectos do ecossistema métrico como o contexto de uma métrica, a observação e a medição de resultados com base em uma métrica ou cenários que usam de métricas.

Deixe uma resposta