Qual é o propósito da sua empresa?

O verdadeiro empreendedor é aquele que cria um negócio para durar além da sua existência, com o objetivo de ajudar outras pessoas. O propósito define o porquê o negócio foi criado. Henry Ford tinha o propósito de tornar o carro um bem acessível a todos. Walt Disney tinha o propósito de divertir crianças e adultos. Steve Jobs tinha o propósito de mudar o mundo. Qual o propósito da sua empresa?

É interessante observar que muitas empresas esquecem seu propósito. A dinâmica dos negócios, a concorrência, as novas tecnologias, a economia e o senso de sobrevivência podem levar ao esquecimento. Entretanto, temos que lembrar que se uma empresa teve sucesso foi porque seu propósito agradou e ajudou seus clientes.

Não estou dizendo para fazer as coisas sempre da mesma forma. Longe disso. A missão de uma empresa é definir o que é necessário fazer para atingir e manter o propósito. Essa missão, ao contrário do que muitos pensam, deve ser renovada constantemente para encontrar a melhor forma de manter o propósito vivo. A visão de uma empresa define aonde ela quer chegar, que também pode mudar com o tempo. O que não muda é o seu propósito. Uma empresa pode mudar o seu ramo de atividade e manter seu objetivo.

Quando uma empresa enfrenta dificuldades pode ser que ela tenha esquecido seu propósito. Em empresas maduras, em que os fundadores já se foram, é necessário resgatar o propósito original para reencontrar sua identidade. Esse trabalho é realizado pesquisando a história da companhia e de seus fundadores.

Compartilhar o propósito com os funcionários traz engajamento. Compartilhar com os fornecedores traz compromisso. Compartilhar com os clientes constrói-se uma relação forte e duradora.

Por último, seu propósito de vida está alinhado com o propósito da sua empresa? Essa sintonia é fundamental para o sucesso profissional e realização pessoal.

Deixe um comentário