Concorrência difícil? Aumente o preço.

Em mercados competitivos a prática comum é reduzir os custos operacionais e o lucro sobre o preço de venda dos produtos. Infelizmente, essa prática traz mais dificuldades às empresas no médio e longo prazo. Que tal pensar de forma diferente? Qual é o melhor cenário para a nossa empresa? Simples. Operar em um mercado sem concorrência com altas margens de lucro. Isso pode ser mais fácil do que você imagina.

Vamos pensar um pouco no competitivo mercado de tablets. Todo o usuário de tablet tem um smartphone. Nas situações de lazer (esportes, balada, etc.) o tablet fica em casa por questões de comodidade ou segurança. Outro ponto é o investimento em dois equipamentos móveis e planos com as operadoras de celular. Pensando nisso, alguns fabricantes lançaram smartphones “quase” do tamanho de um tablet com o preço maior que um smartphone e de um tablet de características similares. Essa solução trouxe mais economia e comodidade para os consumidores. Esses fornecedores criaram um mercado de baixíssima concorrência e conseguem margens de lucros maiores.

A lição que tiramos é temos que encontrar uma forma de levar mais comodidade e economia para o consumidor. Como fazemos isso?

  1. Conheça todas as características, que vamos chamar de atributos de valor, dos produtos de seus concorrentes;
  2. Observe como os consumidores usam esses e outros produtos ou serviços no seu dia a dia;
  3. Faça uma troca de ideias (brainstorming) com sua equipe para identificar novos atributos de valor para o seu produto levando em consideração outros hábitos dos consumidores. Isso vale para um novo modelo de negócios;
  4. Faça um protótipo, teste no mercado e faça os ajustes necessários;
  5. Aumente o preço em relação ao produto original de forma a tornar a decisão de compra irrecusável;
  6. Foque no mercado alvo para o seu novo produto.

Inove, deixe o mercado predador para seus antigos concorrentes. Crie um novo mercado para seus produtos. Mas, fique atento. Quando esse mercado que você descobriu se tornar competitivo, ache outro.

Deixe um comentário