Pesquisa recente da Unisys com 262 pessoas mostra que 44% apontam a computação em nuvem (Cloud Computing) como prioridade. Outra pesquisa realizada em 2010 com 88 pessoas apontou que 80% colocavam a computação em nuvem como prioridade. Minha opinião é que a computação em nuvem deve ser prioridade estratégica para as empresas e não apenas para a área de TI. Em um mundo cada vez mais globalizado associado ao fator Ásia (China, Índia, Filipinas, Malásia e outros) o fator custo e agilidade são questões vitais para a sobrevivência das empresas, principalmente para as médias.
A computação em nuvem oferece flexibilidade para as empresas agregarem serviços de acordo com sua necessidade. Ou cancelar serviços que não atendam mais suas necessidades sem arcar com altos custos de desativação.
A computação em nuvem pode vir associada à contratação de um serviço de outsourcing de uma área de negócios da empresa. Uma empresa que contrata um serviço de logística acaba também contratando e integrando um sistema na nuvem. Essa será a tendência cada vez frequente nas empresas. Como um Lego, as empresas serão constituídas pela integração de vários serviços para suporte a sua operação e ficarão apenas lidando com os processos estratégicos.
A computação em nuvem não é mais um assunto de TI. A computação em nuvem é um assunto estratégico e deve ser liderado pela alta direção da empresa.
Cloud Computing: uma questão de sobrevivência para as empresas
SERVIÇO PREMIUM
Monte sua Análise Personalizada
Serviço sob demanda para quem precisa de análises independentes para decisões de investimento, inovação e risco.
BRIEFINGS ESTRATÉGICOS
Receba análises de energia, IA (Inteligência Artificial) e sustentabilidade pensadas para quem decide.
BRIEFINGS RECENTES
ARTIGOS TÉCNICOS
Conteúdos aprofundados para engenheiros, arquitetos de soluções e especialistas em TI que precisam traduzir tendências em decisões de arquitetura, segurança, dados e infraestrutura.
ARTIGOS RECENTES
E-BOOKS
Do insight à ação: e-books que estruturam pensamento e impulsionam inovação.

Como transformar cortes em alavancas de eficiência e inovação, usando inteligência artificial e o framework RE-FRAME para reduzir estruturas, preservar talentos e redesenhar a organização em 90 dias.
GUIA
Projetos de Inteligência Artificial
Como Gerenciar Projetos de Inteligência Artificial: O Guia Completo

Post Recentes
- O Risco Cognitivo Estrutural do Brasil em Matemática na Era da IA
- Arquiteturas HVAC, HVDC, MVDC e BESS para Datacenters: Como Conectar Clusters Digitais a Fontes Renováveis com Segurança e Eficiência
- Radar 360 – Bolsa em recorde, IA em alta, energia em tensão e risco político no Brasil (22–28/11/2025)
- Datacenters, ESG e Energia Resiliente: A Estratégia da Infraestrutura Crítica Integrada
- Radar 360 – IA, datacenters, ZPE e COP-30: energia, água e robôs humanoides (17–21/11/2025)