Os designers sempre sonhavam em ter suas ideias em três dimensões. A construção de modelos em escala 1/4 em clay, um material maleável para construções de protótipos, tornava tangível uma ideia, porém demorava para ser construído. Depois, para cada mudança era mais horas de trabalho de remodelagem. O pessoal que trabalha na construção desse modelos são artesões altamente qualificados, capazes de traduzir a ideia do designer em realidade.
O avanço da tecnologia e poder de computação permitiu o desenvolvimento de modelos 3D, acelerando o processo de desenvolvimento. Entretanto, isso era privilégio das grandes empresas devidos aos altos investimentos em tecnologia. Isso aconteceu com as primeiras impressoras 3D. Felizmente, agora a tecnologia está começando a ser tornar acessível para a maioria das pessoas, possibilitando que designers independentes possam desenvolver protótipos com preços competitivos.
O Microsoft HoloLens é uma solução que promete tornar popular o desenvolvimento de produtos em ambiente 3D, entre outras facilidades do cotidiano.
Imagine você receber a visita de uma decoradora e ela apresentar o projeto de decoração em 3D substituindo e adicionando peças no mobiliário, cores nas paredes e outros itens de decoração como se você estive no ambiente futuro. Será uma ampliação de alguns aplicativos móveis que mudam a cor das paredes de sua casa para você decidir qual a melhor.
Na área médica as perspectivas são enormes, onde os médicos poderão avaliar órgãos humanos em 3D antes das cirurgias. Talvez, no futuro delegar para robôs executarem as cirurgias.
Com certeza a holografia permitirá o desenvolvimento de novos negócios e ampliação de outros. Isso é parte da transformação digital das empresas.