Você teria coragem de cancelar a manutenção do seu ERP?

Cancelar a manutenção do ERP parece ser uma questão de bom senso, principalmente para empresas que possuem um grupo de especialistas próprio e um ambiente estável e consolidado. Com o passar do tempo cai o número de chamados técnicos para o fornecedor, porém a cada ano o custo de manutenção aumenta. Em muitos casos, o custo de manutenção é maior que o custo das licenças. Nesse conflito entre fornecedor versus cliente, normalmente os fornecedores ganham, pois além de amedrontarem o CIO com cenários catastróficos existe um consenso na alta direção que isso é assim mesmo. Bom, felizmente existe uma luz no fim do túnel. Algumas empresas de grande reputação estão assumindo a manutenção independente dos ERPs com valores menores que dos fornecedores do software.

Claro que isso não é coisa fácil de fazer, não apenas pelo paradigma de uso e costumes, mas por questão legais. Por exemplo, se sua empresa contratou o SAP com uma cópia runtime do Oracle, o cancelamento do contrato pode cancelar o direito de uso do banco de dados. Outro ponto é que se no contrato com o fornecedor existe uma clausula que permite a contratação de um fornecedor independente para a manutenção do software.

Um estudo da consultoria Accenture mostra que é possível reduzir entre 20-25% os custos de manutenção de software com um fornecedor independente. Existe um estudo da consultoria Gartner Group que mostra as vantagens e cuidados sobre a transferência da manutenção de software para um fornecedor independente.

O gráfico abaixo mostra que em cinco anos o custo de manutenção supera o valor das licenças. Em dez anos o custo é mais que o dobro. Se a empresa uso exaustivamente os serviços do fornecedor até faz sentido, porém se pagar apenas como garantia é colocar dinheiro no lixo.

software-maintenance-costsFonte: Accenture

Obviamente, o cancelamento de contrato de manutenção não pode ser uma ação intempestiva e requer um cuidadoso estudo de análise de risco.

Um serviço similar é a manutenção independente de hardware, onde o suporte e peças de reposição são contratados de um fornecedor independente, com atrativas reduções de custos.

A análise de cancelamento da manutenção usando ou não um fornecedor independente é obrigatória em qualquer situação de mercado. Em tempos de recessão econômica ela é mandatória e exigirá que o CIOs e a alta direção assumam maiores riscos para garantir a continuidade e competitividade da própria empresa.