A publicidade na Internet representará 10% das verbas publicitárias em 2011 com um montante de R$3,04 bilhões, de acordo com o estudo da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau). Segundo o estudo 50% será destinado as empresas que possuem buscadores e outros 50% para áreas de display. Para compararmos, R$3 bilhões é o faturamento total das Lojas Renner no Brasil. A questão é porque as verbas publicitárias não acompanham o crescimento da Internet. Provavelmente, pela baixa taxa de conversão. Ou seja, o retorno do investimento em publicidade online é menor do que outras mídias. O motivo está ligado as informações gratuitas sobre produtos e serviços oferecidas pelos buscadores, os mesmos que arrecadam 50% das verbas publicitárias. Nesse cenário é melhor investir em tecnologia nos sites do que em publicidade. Utilizando avançadas técnicas de SEO é possível colocar as informações de sua empresa nas primeiras páginas dos buscadores e ter a mesma ou melhor taxa de conversão do que os banners pagos.
Investir em tecnologia ou publicidade para promover sua empresa?
SERVIÇO PREMIUM
Monte sua Análise Personalizada
Serviço sob demanda para quem precisa de análises independentes para decisões de investimento, inovação e risco.
BRIEFINGS ESTRATÉGICOS
Receba análises de energia, IA (Inteligência Artificial) e sustentabilidade pensadas para quem decide.
BRIEFINGS RECENTES
ARTIGOS TÉCNICOS
Conteúdos aprofundados para engenheiros, arquitetos de soluções e especialistas em TI que precisam traduzir tendências em decisões de arquitetura, segurança, dados e infraestrutura.
ARTIGOS RECENTES
E-BOOKS
Do insight à ação: e-books que estruturam pensamento e impulsionam inovação.

Como transformar cortes em alavancas de eficiência e inovação, usando inteligência artificial e o framework RE-FRAME para reduzir estruturas, preservar talentos e redesenhar a organização em 90 dias.
GUIA
Projetos de Inteligência Artificial
Como Gerenciar Projetos de Inteligência Artificial: O Guia Completo

Post Recentes
- Resiliência Operacional em Eventos Climáticos Severos: Checklist Prático para Municípios e Empresas
- Reprecificação da infraestrutura digital em 2026: Edge Inference e data centers regionais como tese de investimento
- Radar 360 – Economia, IA, Energia e Risco Político no Brasil (06/12–12/12/2025)
- A complicada equação da resiliência das redes de energia elétrica no Brasil
- Como usar o PEE da ANEEL para alavancar suas metas de ESG