efagundes.com

Tech & Energy Think Tank

Think tank independente com foco em energia, inovação e tendências globais. Análises para apoiar decisões estratégicas com visão de impacto.

Assine a Newsletter no Linkedin

Mobilidade e os carros elétricos

O paradigma do carro está mudando. Dentro de uma visão disruptiva, precisamos de um dispositivo que nos transporte de forma rápida, confortável e barata entre dois pontos com mínimo impacto ambiental. Bicicletas limitam-se a pessoas com capacidade física e que estejam dispostas a enfrentar as intempérias do tempo, como forte calor e chuva. As motocicletas ganham das bicicletas no menor esforço físico, porém são mais poluidoras se usarem gasolina. Carros elétricos usando o conceito tradicional dos carros são caros e continuariam a congestionar as cidades. Parece que um triciclo elétrico pode ser uma solução disruptiva para transporte. Usando apenas três pneus minimiza a extração de recursos naturais para a fabricação de pneus, rodas e outros componentes. O tamanho reduzido torna-o ágil e leve, exigindo menor consumo de energia elétrica para funcionar e dando mais autonomia.

A americana Arcimoto deve lançar o Firefly no próximo ano ou no ínicio de 2017. O reduzido número de peças e simplicidade de montagem viabiiliza a montagem de fabricas em vários locais com utilização de materias locais para minimizar a logística e atender a legislação de alguns países que exigem conteúdo local, como no Brasil onde é exigido 30% de componentes locais.

image

A comunidade internacional incentiva o uso de carros elétricos, incluindo competições, como a World Solar Challenge na Austrália entre 18 e 25 de outubro de 2015. Várias Universidades participam com protótipos de carros elétricos com patrocínio de grandes empresas do mercado de energia e automobilístico.

image

Todas essas iniciativas devem mudar o paradigma dos carros e acelerar a adoção de novos dispositivos de mobilidade para transporte de pessoas com conforto, rápidos, baratos e sustentáveis.

e-Book

Vivemos um tempo em que decisões estratégicas nas empresas são cada vez mais influenciadas por algoritmos — muitas vezes sem que os conselhos compreendam plenamente seus critérios ou impactos. Este e-book convida conselheiros e líderes a refletirem sobre esse novo cenário, por meio de uma narrativa acessível que acompanha a jornada de um conselho diante da inteligência artificial. Com o apoio simbólico do personagem Dr. Algor, os conselheiros descobrem os riscos éticos, os dilemas da automação e a importância da supervisão consciente. Não se trata de um manual técnico, mas de uma ferramenta estratégica para quem deseja manter sua relevância na era algorítmica. Com lições práticas ao final de cada capítulo e uma proposta de formação executiva estruturada, o livro reforça uma mensagem central: a responsabilidade não pode ser automatizada — e cabe aos conselhos liderar com propósito, antes que a máquina decida por eles.

Download Gratuito