Eduardo M Fagundes

Artigos

Coletânea de artigos técnicos e reflexões de Eduardo M. Fagundes publicados entre 2011 e 2017

Assine a Newsletter no Linkedin

Artigos

Nesta seção estão reunidos artigos publicados até 2017, que refletiam debates técnicos e tendências da época nas áreas de redes, tecnologia e ensino de engenharia. Embora o conteúdo não seja mais atualizado, permanece disponível como registro do percurso formativo e intelectual que deu origem ao atual trabalho de análise estratégica em efagundes.com.

  • Uso indevido de informações e seu impacto nos negócios

    Como sabemos a informação é um elemento chave nas organizações. Utilizar informações privilegiadas no mercado financeiro para uso próprio é crime. Nas empresas, o dilema é encontrar o equilíbrio entre a escassez e abundância das informações. Escassez entende-se por restringir o compartilhamento das informações, oposto da abundância. Se restringirmos, nos protegemos de ameaças da concorrência, entretanto,…

  • Migrando para um modelo de gestão baseado em risco

    Muitas organizações buscam a eficiência operacional através de certificações, como a ISO9.000, ISO14.000, ISO50.001, ISO20.000, ISO26.000, ISO27.000, SOX, Cobit, ITIL, etc. Cada certificação exige investimento, tempo, treinamento, mobilização de toda ou parte da organização e adequação dos processos para atender aos requisitos da norma ou do framework. Muitas especificações são redundantes em vários frameworks. Como…

  • Quanto sua empresa planeja faturar daqui a cinco anos?

    Quando faço a pergunta sobre quanto será o faturamento futuro da empresa para executivos ou donos de empresas, normalmente, a resposta evasiva, não por questões de confidencialidade, mas porque eles não fazem a menor ideia. No Brasil, talvez ainda pela memória da inflação e algumas ações intervencionista do governo, as empresas trabalham com planejamentos de…

  • Qual a melhor formação de uma equipe de desenvolvimento de software?

    São muitos os desafios para desenvolver softwares com eficiência, atendendo as exigências dos clientes e pressão dos gerentes internos e, para fornecedores, das equipes de vendas. As estimativas de tempo e custo de projetos de software são impactadas pelas mudanças de especificação durante o projeto, pela escassez de recursos e, muitas vezes, pela falta de…

  • Gestão de Fornecedores: uma arte que precisa ser aprimorada

    A gestão de fornecedores – Vendor Management – é uma disciplina que permite às organizações controlar custos, buscar excelência operacional e reduzir riscos de fornecimento de produtos e serviços no ciclo de vida de um negócio. Gestão de fornecedores não é negociar o menor preço. Gestão de fornecedores é trabalhar, continuamente, para chegar a acordos…

  • Planos de Continuidade de Negócios no cenário de Cloud Computing

    O ambiente tecnológico atual facilita a construção de planos de continuidade de negócios, incluindo planos de recuperação de desastres (DRP) dos data centers. Aplicações executando em ambientes Cloud Computing em mais de um data center permite uma rápida mudança de ambiente em caso de falha. A configuração de data centers por software permite criar ambientes…

  • Prioridades do G20 e o seu impacto na economia global

    O G20, grupo de países que representam 85% da economia mundial, elaboraram um plano para ampliar o crescimento da economia em 2,1% até 2018, representando um crescimento de US$2 trilhões com a expectativa de criação de milhões de empregos. Ao todo são 800 medidas que devem ser implementadas, sendo monitoradas pelo grupo para o cumprimento…

  • Novas Tecnologias e Práticas para a Segurança da Informação

    A abrangência da segurança da informação vai muita além da detecção e eliminação de vírus, controle de acessos indevidos, assinaturas digitais, criptografia e classificação das informações. Os principais ativos organizacionais definidos pelo modelo de governança corporativa, tem a informação como seu principal fundamento. A prosperidade das organizações tem relação direta com a forma como as…

  • Negócios lucrativos de TI para reduzir as emissões de CO2

    A expectativa é de redução das emissões de TI (dispositivos de usuários, telecomunicações e data centers) entre 2011 e 2020 em 2,3%, comparado com o aumento de 6,1% entre 2002 e 2011. Os principais motivos são a maior eficiência energética dos equipamentos e a substituição dos PCs por tablets. Em 2011, os data centers contabilizaram…