O lado humano da inovação

Tenho aplicado muitos workshops sobre inovação nas empresas com o objetivo de criar novos produtos e modelos de negócios. Um fato interessante é que para a maioria das pessoas a inovação está associada às atividades empresariais e não para as atividades pessoais. Isso é um equivoco e reduz a capacidade de inovação da sociedade. Inovar é fazer algo diferente para se chegar a resultados melhores e diferentes. Isso se aplica a nossa vida cotidiana. Observe sua rotina e procure mudar para ser mais feliz. Sua empresa e a sociedade agradecem.

A rotina leve ao tédio. O tédio tira a criatividade. Sem criatividade não existe inovação. As pessoas que fazem as mesmas atividades todos os dias acabam executando-as sem pensar. Isso não é novo, Charles Chaplin já caracterizou isso no seu filme Tempos Moderno.  Para muitos sair da zona de conforto é um desafio. Entretanto, parece que todos gostariam de mais aventura e desafios. Isso pode ser constatado pelas vendas do livro Quem Mexeu no Meu Queijo.

Mas afinal, porque as pessoas não inovam? Uma das razões que não tenho dúvida é a ausência de desafios. Dentro de uma lógica simples vamos criar desafios continuamente. Se ficarmos muito tempo sem ter um desafio, isso passa a ser um desafio.

Tornar-se uma pessoa inovadora requer treino. Ninguém nasce sabendo jogar futebol. Os melhores são aqueles que treinam com afinco. A recomendação é começar aos poucos. Trace um objetivo de inovação por semana. Por exemplo, decida economizar 10% de suas despesas variáveis. Essa atitude fará você perceber quanto gasta em bobagens. Aquele cafezinho em pé sozinho no balcão de um bar sem graça só pelo habito de tomar café. Melhor seria tomar um cafezinho sentado acompanhado em um lugar agradável.

E a inovação na vida profissional. Analise se existem sinais no mercado que colocam seu emprego em risco. Será que as atividades que você tem habilidade estão se tornando commodity e podem ser substituídas por um aplicativo de computador ou por uma pessoa mais jovem com salário menor? Se sim, esse é um grande desafio. Achar outra profissão antes que você seja demitido ou tenha seu salário reduzido.

Não espere mais um minuto. Crie um desafio e comece a inovar.