Resolva seu problema e venda a solução para outros

Muita gente tem problemas parecidos com os seus. Se você encontrou uma boa solução para o seu problema, tenha certeza que ela servirá para outros. Este é ponto em que define o empreendedor. Identificar algo que possa facilitar a vida das pessoas, tornar a solução um produto e vender.

Uma boa prática é anotar todas as suas ideias que solucionam problemas do cotidiano e avaliar quais poderiam se tornar um produto, depois avalie qual a que teria o melhor desempenho em vendas.

Um exemplo de como uma necessidade pessoal pode se tornar um bom negócio é a história de Thiago Camelo. Ele estava cursando o mestrado de psicologia e tinha dificuldade para encontrar alguns títulos de livros, principalmente em sebos. Para resolver o problema ele criou um site para catalogar os livros dos sebos. Atualmente, o site de comércio eletrônico Estante Virtual vende milhares de livros diariamente e tem mais de 1.300 sebos cadastrados e mais de 12 milhões de livros no catálogo. Thiago resolveu o seu problema e de milhares de pessoas.

Tornar uma solução em um produto requer análise de mercado e buscar diferenciação de produtos similares. Um método que recomendo é do Oceano Azul formulado por Kime e Mauborgne. O método identifica os atributos de valor dos produtos concorrentes e incentiva o empreendedor a buscar novos atributos para diferenciação, criando um oceano azul livre de concorrência direta.

O próximo passo é estabelecer um modelo de negócio. O modelo deve contemplar o segmento de clientes para o produto, identificar quais os propósitos de valor para os clientes, como será o relacionamento com mercado, os parceiros, as atividades e as receitas e despesas. O modelo Canvas proposto por Alexander Osterwalder é uma excelente ferramenta para desenvolvimento de um modelo de negócios.

Por último você deverá avaliar se o produto terá volume de vendas e se sua estrutura de vendas é escalável. Uma forma de testar o mercado é através de protótipos e pesquisa de mercado. Vá a campo e teste. Veja qual a reação das pessoas quando você apresenta o produto. Colha feedbacks e ajuste o produto.

Se o produto se mostrar atraente vá em frente.

Deixe uma resposta