Startups como estratégia de crescimento das empresas

O conceito de startup está muito associado a novas e pequenas empresas criadas por jovens empreendedores na área de tecnologia e Internet, apoiadas por investidores e com potencial de crescimento rápido. Entretanto, o conceito pode ser expandido para qualquer iniciativa que reúna pessoas que buscam um modelo de negócios inovador e escalável em um ambiente de incertezas. Esse grupo pode ser de funcionários de uma empresa já atuante no mercado que busca novos mercados e novos produtos.

Em mercados altamente competitivos as empresas precisam inovar constantemente em um ritmo cada vez maior. As questões operacionais e culturais de uma empresa já estabelecida podem ser obstáculos para o desenvolvimento de novos produtos e atuação em outros mercados. Nessa situação, a melhor alternativa é criar uma equipe de inovação fora do contexto da empresa e, preferencialmente, em outro ambiente físico para evitar a influência da cultura tradicional da empresa.

Essas startups devem ter orçamento próprio, equipes com pelo menos 75% de novos funcionários recrutados dentro do perfil da nova operação, utilizar seletivamente os sistemas de TI e os processos já implantados, ter um contabilidade independente e ter seu desempenho medido por indicadores diferentes dos utilizados pela empresa.

O número de startups que a empresa deve investir depende das projeções iniciais de receita no médio e longo prazo de cada uma, a probabilidade que essas receitas venham a se efetivar e a expectativa de crescimento de longo prazo da empresa.

Para uma empresa operar dentro do conceito de startups internas é necessário mudar a cultura organizacional e se desapegar de alguns conceitos empresariais atuais, como poder, hierarquia e punição pelo erro.

Como diz o sábio ditado, uma longa caminhada começa com o primeiro passo. A sugestão é iniciar com um projeto piloto que reúna os quesitos de uma startup com um modelo de negócios repetível e escalável. Ser repetível significa entregar um produto em escala ilimitada e ser escalável significa crescer sem alterar o modelo de negócios.

Vamos dar o primeiro passo?