A crescente influência do Social-commerce

Social-commerce envolve o uso de mídias sociais através da Internet para ajudar na compra e venda de produtos e serviços. É fato que a recomendação de amigos tem grande influência na decisão de compras. Através de ferramentas de colaboração, como fóruns de discussão, os usuários de redes sociais publicam comentários e pedem conselhos de pessoas de confiança para orientá-los nas compras. Algumas ferramentas permite fazer ranking de produtos onde os melhores classificados ganham poder sobre outros.

Atualmente, as empresas não podem deixar de monitorar as redes sociais para acompanhar os comentários publicados sobre sua marca e reagir, imediatamente, em caso de comentários negativos.

Uma manifestação de social-commerce é uma mania de adolescentes americanas que depois de um dia de compras fazem comentários dos produtos e serviços adquiridos e seus preços, conhecido como haul video ou video hauling. Raramente, esses vídeos fazem comentários negativos sobre as marcas. No final de 2010, quase 250 mil vídeos desse gênero tinha sido publicados no YouTube. Alguns vídeos atingem dezenas de milhões de visitas. Muitos adolescentes e adultos (principalmente mulheres) narram compras de cosméticos, acessórios e sapatos. Elizabeth “Blair” Fowler, através do seu canal no YouTube recebeu mais de 140 milhões de visitas até 2010.
[ http://bit.ly/GVMRw1 ]

A Heineken produziu uma divertida série de vídeos para o YouTube que recebeu milhares de visitas, mesmo daqueles que não apreciam cerveja participaram.
[ http://bit.ly/HenIBY ]

Uma iniciativa inédita na área de social-commerce foi o serviço da KLM, empresa área holandesa, que reúne amigos do Facebook e contatos no Linkedin em seus voos – KLM Meet & Seat [ http://bit.ly/Hes4cn ]. Outra iniciativa da KLM foi descobrir as preferências de alguns passageiros e oferecer um presente relacionado antes do embarque.

As empresas estão descobrindo que podem se aproximar de seus consumidores através de ações de social-commerce e ganhar, gradativamente, vantagem competitiva. Um cuidado necessário é definir novas métricas para avaliar o resultado dessas campanhas de marketing. Não podemos utilizar as métricas “antigas” para negócios inovadores, pois corremos o risco de acabar com o negócio antes de conseguir os primeiros resultados positivos.

Tamanho é o impacto do Facebook nas redes sociais que existem algumas referências de f-commerce, facebook-commerce, porém é mais serviço que oferece ferramentas de social-commerce. Entretanto, devido ao grande número de usuários passa a ter forte influência no mercado.

Segue um vídeo resumido o Web Expo Fórum de 2012 com alguns depoimentos sobre social-commerce, incluindo minha participação.