Análise de risco empresarial e a exploração de Marte

Uma das opções de continuidade da espécie humana é a colonização de Marte. Infelizmente, isso não é coisa de ficção científica. As simulações do aumento da temperatura da Terra devido às mudanças climáticas preveem situações extremas a partir de 2070. Isso deve alterar significativamente a produção de alimentos, acelerará a extinção das espécies e tornará a vida para os humanos bem diferente que conhecemos hoje.

Com as novas tecnologias de tratamento de grandes volumes de dados (Big Data) e o aumento exponencial da capacidade de processamento com novos estilos de computação, como Cloud Computing, as previsões do clima estão cada vez mais precisas. Isso se avalia fazendo comparações com climas do passado que conhecemos.

Recetentemente, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o podemos fazer é retardar o inevitável com ações de proteção do meio ambiente. Não é a toa que os americanos investem na exploração de Marte. Agora os europeus.

Exploração de Marte

A mudança climática é uma realidade incontestável. As ações do homem apenas estão acelerando o ciclo do clima na Terra. Já estão sentindo seus efeitos com mudanças extremas do clima com o El Niño, provocando enchentes jamais vistas e secas prolongadas em outras regiões. As secas provocam incêndios em florestas, acelerando o desmatamento de grande regiões.

No passado as análises de risco empresariais não se consideravam as mudanças climáticas. Hoje é mandatório para avaliar a viabilidade econômica de projetos, incluindo a construção de novas fábricas, exploração de novos mercados e processos de produção.

O fato é que precisamos rever nossas estratégias empresárias e de vida considerando as mudanças do clima.