efagundes.com

Tech & Energy Think Tank

Think tank independente com foco em energia, tecnologia e tendências globais. Análises para apoiar decisões estratégicas com visão de impacto.

Assine a Newsletter no Linkedin

Dinheiro não é tudo

Dinheiro não é tudo. Essa é a ideia por trás do índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas, que comemora 25 anos este ano. Incorpora medidas de renda, expectativa de vida e educação em uma pontuação de desenvolvimento único, que é projetada para dar um sentido holístico de como um país está fazendo. O mais recente relatório é publicado hoje, proporcionando uma boa oportunidade para progresso gráfico nos últimos 25 anos. Ruanda tem feito mais progressos, que é mais impressionante, dado que o seu nível de desenvolvimento caiu durante o genocídio de 1994. Ruandeses agora podem esperar viver quase 32 anos a mais que em 1990, e gastar duas vezes o tempo na escola. China entra no número dois. Sua pontuação hoje é aproximadamente o que a Coreia do Sul foi em 1990. Felizmente, todos os 142 países com dados completos (para alguns lugares, tais como a Etiópia e Somália, alguns dados estão faltando) são mais desenvolvidos do que eram um quarto de século atrás, exceto Suazilândia azarada, que foi devastada pela AIDS. (The Economist)

e-Book

Vivemos um tempo em que decisões estratégicas nas empresas são cada vez mais influenciadas por algoritmos — muitas vezes sem que os conselhos compreendam plenamente seus critérios ou impactos. Este e-book convida conselheiros e líderes a refletirem sobre esse novo cenário, por meio de uma narrativa acessível que acompanha a jornada de um conselho diante da inteligência artificial. Com o apoio simbólico do personagem Dr. Algor, os conselheiros descobrem os riscos éticos, os dilemas da automação e a importância da supervisão consciente. Não se trata de um manual técnico, mas de uma ferramenta estratégica para quem deseja manter sua relevância na era algorítmica. Com lições práticas ao final de cada capítulo e uma proposta de formação executiva estruturada, o livro reforça uma mensagem central: a responsabilidade não pode ser automatizada — e cabe aos conselhos liderar com propósito, antes que a máquina decida por eles.

Download Gratuito