Estamos nos preparando para os carros elétricos?

A Audi anunciou que irá aumentar a oferta para um quarto o número de carros elétricos nos Estados Unidos até 2026. Atualmente, a Audi vende cerca de 200 mil carros nos Estados Unidos.

audi-etron-1

A Audi é uma marca de luxo da gigante alemã Volkswagen, recentemente envolvida em um escândalo por ter trapaceado em testes de emissão de gases de seus carros nos Estados Unidos e, provavelmente, em outros países. O governo americano está cobrando uma multa de US$20 bilhões por essa trapaça.

Atualmente, a Audi comercializa um carro hibrido, o e-tron, e vem avançando no desenvolvimento de novas tecnologias de baterias.

A data de 2026, daqui a 10 anos, nos indica que teremos uma nova geração de carros elétricos acessíveis para os consumidores em geral.

A questão é se estamos nos preparando para carregar as baterias desses carros que exigirá um novo perfil da infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia. Hoje no Brasil, estamos lutando para manter a infraestrutura funcionando, que por sorte do setor elétrico, a recessão econômica está ajudando na estabilidade do sistema elétrico.

Imagine o cenário que o proprietário de um veículo elétrico chegue em casa e ligue o carro na tomada para carregar a bateria. Se uma multidão de pessoas fizer ao mesmo o impacto na demanda de energia será imenso, exigindo uma capacidade extra de geração de energia. Um outro cenário é carregar o carro elétrico na garagem do estacionamento do trabalho. Em qualquer cenário será necessário uma adequação da infraestrutura do sistema elétrico.

Existe ainda um outro cenário, onde os carros serão carregados no trabalho e utilizados para fornecer energia nas casas.

Acredito que se iniciarmos os estudos e preparar a infraestrutura a partir de agora, não teremos restrições de uso dos carros elétricos no futuro. Vamos aguardar…