Gerenciamento de Capacidade em Cloud Computing

O objetivo do gerenciamento de capacidade é assegurar os recursos de infraestrutura necessários de TI para atender a demanda dos serviços de TI para a organização, permitindo sua expansão dentro de parâmetros aceitáveis de custo e prazos. O modelo tradicional define a aquisição de artefatos de software, hardware e serviços baseados em custo por unidade.

Por exemplo, a execução de um aplicativo está condicionada aos recursos limitados de um servidor, mesmo que virtualizado. Ações de melhoria contínua são realizadas para melhorar o desempenho do aplicativo para evitar a aquisição de novos servidores e para manter os níveis de serviços apropriados para os clientes. Essas ações fazem parte do jogo de equilíbrio procurando adequar os recursos às necessidades do negócio dentro de custos aceitáveis.

Em um ambiente de computação em nuvem, os recursos para a execução de um aplicativo são, a princípio, escaláveis e elásticos com custo variável de acordo com a demanda. Essa condição satisfaz os requisitos técnicos para atender o negócio.

Nesse estilo de processamento em nuvem, praticamente, todos tradicionais PKIs (indicadores de desempenho) de gerenciamento de capacidade são atendidos devido às características do serviço: Eficiência, Eficácia, Efetividade e Economicidade (do ponto de vista do impacto para o negócio devido a problemas com capacidade). Entretanto, o ambiente de Cloud Computing pode mascarar algumas deficiências da aplicação e configuração do ambiente. Desta forma, é necessário utilizar novos PKIs para medir o desempenho do ambiente. Um desses indicadores é o custo de TI por transação. Uma vez que o serviço é pago por demanda é importante operar com o menor custo por transação possível atendendo todos os requisitos dos níveis de serviços.

Participe do grupo que está estudando esse assunto no www.efagundes.com.