Inovação é uma responsabilidade de toda organização

Existe um paradigma que a inovação nas empresas está ligada a área de desenvolvimento de produtos. Talvez, no passado isso tenha sido uma realidade. Atualmente, todas as áreas da empresa tem a responsabilidade de buscar inovação em seus processos e serviços. Criar um novo processo de recrutamento e seleção de pessoal pode ser uma inovação. Desenvolver novos procedimentos de assistência técnica no pós-venda pode ser uma inovação associado com redução de custos. O primeiro passo é a empresa definir o que é necessário mudar para atingir seus objetivos de negócios. A partir dessa definição buscar meios para executar.

Tipicamente, a primeira iniciativa de inovação nas empresas é a conscientização de seus funcionários da necessidade de inovar. Para isso, deve-se criar um agente que motive e tire os funcionários da sua zona de conforto. O velho chavão “você recebe para executar e não para pensar” já não vale mais para o cenário de negócios globalizado que vivemos.

Depois da conscientização dos funcionários a empresa deve criar processos que motive e estruture as ideias de inovação. Sempre que receber uma nova ideia a empresa deve ser rápida para analisar e dar o feedback para o funcionário. Se a ideia for aprovada, deve-se iniciar o mais rápido possível o desenvolvimento do projeto de inovação.

Minha sugestão é forçar que executivos seniores e média gerencia tenham métricas e objetivos associados ao bônus anual de projetos de inovação. Essa é uma maneira de criar um certo desconforto e motivar a busca pela inovação.

Veja o vídeo da HSM com uma entrevista com José Claudio C. Terra, feita pela jornalista Patricia Buneker que aborda alguns aspectos interessantes sobre inovação.