Manutenção com Monitoramento Remoto

Redução de custos e aumento da disponibilidade da linha de produção são os resultados esperados de uma gestão de manutenção com monitoração remota via Internet. Centralizar o gerenciamento permite a redução de estoques de sobressalentes críticos e otimização das equipes de campo. A monitoração remota diminui os riscos de acidentes de trabalho e valoriza a equipe técnica que pode dedicar mais tempo para atividades de planejamento. Criando um repositório de dados dos equipamentos da linha de produção é possível maximizar os recursos e melhorar o planejamento das manutenções preventivas. A automação é fundamental para o aumento da qualidade dos produtos, redução de custos e aumento da produção. A tecnologia está madura e os equipamentos de medição acompanharam a redução de preço típica de setor de eletrônicos. Os protocolos de comunicação industriais são de domínio público com padrões abertos adotados pela maioria dos fornecedores, tornando o processo de monitorização e integração de sistemas mais simples. A contratação de um provedor de serviços de manutenção e monitoração remota garante a rápida adoção da tecnologia, maior retorno do investimento e aumento da produtividade da linha de produção.

A monitoração do caminho crítico dos sistemas permite a detecção de problemas com antecedência e a programação da manutenção, evitando a paralização da linha durante os turnos de produção. A automação da monitoração possibilita identificar desvios de parâmetros de forma seletiva e por exceção. Os alertas de mau funcionamento podem ser classificados de acordo com sua criticidade. Cada aleta possuindo um procedimento detalhado de contorno e reparo evita a paralização da linha. Um serviço de manutenção eficiente deve oferece um plano de recuperação baseado no FMEA.

Embora cada unidade fabril tenha que instalar computadores servidores de dados para a conexão dos sensores e medidores locais através dos protocolos Fieldbus, a monitoração pode ser realizada remotamente na central do provedor de serviço de manutenção. A decisão sobre a localização da equipe de monitoração depende do porte do sistema e do número de plantas monitoradas, sendo possível a adoção de uma arquitetura hierárquica de monitoração.

Conhecendo com detalhes o perfil de operação em regime dos componentes da linha é possível estabelecer manutenções preventivas mais precisas e melhorar o dimensionamento de peças e outros componentes de reposição. O efeito gerado é uma redução de custos vinda da redução do inventário e aumento da disponibilidade da linha de produção.

Com informações mais acuradas sobre os componentes da linha é possível uma manutenção preventiva mais assertiva e melhor aproveitamento das equipes de campo. Permite, inclusive, que alguns locais de apoio às unidades fabris possam operar de forma não assistida, apenas com a monitoração remota. Reduzindo o número de intervenções da equipe e com manutenções mais objetivas a tendência é diminuir a incidência de acidentes de trabalho e, consequente, o absenteísmo.

A automação leva a especialização e valorização dos funcionários, melhorando o clima organizacional e redução da rotatividade. A melhoria do ambiente de trabalho induz maior envolvimento dos funcionários e maiores contribuições para a melhoria de processos. A automação libera mais tempo para as equipes de manutenção planejar e criar mecanismos de prevenção de falhas.

A coleta sistemática de dados da linha de produção cria um histórico de eventos consistente que serve para determinar ações de melhoria baseadas em dados estatísticos. Essas análises quantitativas e qualitativas permitem a maximização dos recursos instalados na linha. Permite a identificação de pontos críticos de falhas e criação de procedimentos de contorno e de contingência. Os dados permitem definir novas especificações e ajustes dos componentes. A análise dos dados históricos aumenta o poder de argumentação das equipes de manutenção na aprovação de novos projetos de melhoria técnica e demonstra maior maturidade nas discussões com a alta gerencia.

Para atender as pressões de qualidade e redução de custos a solução é a adoção de um sistema de automação e monitoração inteligente, dentro dos princípios de lean manufacturing. Felizmente, com a redução evolutiva dos custos dos componentes eletrônicos a automação está acessível para a maioria das indústrias. O amadurecimento do setor de automação levou a definição de protocolos de comunicações e formatos de mensagens padrões, reduzindo os custos de implantação e aumentando a facilidade de integração dos sistemas.

A curva de aprendizagem e de adoção tecnológica é reduzida com a contratação de um provedor de serviços de manutenção. A introdução de processos e componentes de automação já testados, associados com as melhores práticas de gestão, são aceleradores do nível de maturidade em automação das empresas. A contratação do serviço elimina a necessidade de um extensivo programa de treinamento e desenvolvimento a partir do zero dos processos de monitoração. A redução do tempo de implantação é mais uma componente de redução de custos com aumento significativo da disponibilidade da linha de produção.